Delegacia da Mulher de Dourados terá nova titular e plantão 24h, anuncia governo

01/03/2016 15h12

Em no máximo sete dias, Dourados terá uma nova titular da Delegacia da Mulher, suprindo uma vaga que já dura mais de 45 dias. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja, em audiência com o deputado federal Geraldo Resende, na manhã desta segunda-feira (29).

“O governador demonstrou grande sensibilidade com as questões que envolvem a segurança e a saúde da mulher e por isso, atendeu aos apelos da sociedade douradense, expressa por manifestações de vereadores, deputados e da comunidade”, explica Geraldo Resende.

Além de garantir a nova titular da Delegacia da Mulher, o governador Reinaldo disse que vai atender, o mais breve possível, uma das principais reivindicações da sociedade douradense: a implantação de um plantão para atender às mulheres em qualquer hora do dia ou da noite.

“O governador garantiu que o Estado já está programando a contratação de pessoal, por meio de um concurso público, assim que as obras de construção da nova sede da Delegacia da Mulher forem concluídas”, explica Geraldo Resende.

“Será um marco histórico na segurança pública, fruto da grande mobilização da nossa Câmara Municipal, dos deputados estaduais Barbosinha, João Grandão, Renato Câmara, Zé Teixeira e George Takimotto, bem como do prefeito Murilo e demais lideranças de Dourados”, relata Geraldo.

Obras

Em relação à paralisação das obras da Delegacia da Mulher, que está sendo construída em área próxima ao Parque Ambiental do Córrego Rego d’Água, Reinaldo Azambuja anunciou que o projeto sofreu alterações e está passando por uma reprogramação. Como se trata de obra realizada com recursos federais com contrapartida do Governo do Estado, há necessidade de nova aprovação pela Caixa Econômica Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Delegacia 24h

Autor dos recursos federais que custeiam as obras de construção da sede da Delegacia da Mulher de Dourados por meio de uma emenda de R$ 8000 mil, Geraldo Resende sugere que o serviço de proteção às mulheres seja ininterrupto.

“A violência não tem horário para acontecer e a mulher pode ser agredida à noite, no feriado, na hora do almoço. E hoje, justamente nestes períodos, a Delegacia da Mulher de Dourados está fechada”, já que funciona somente em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com o deputado, por causa da falta do plantão 24 horas na Delegacia Especializada de Dourados, as mulheres que são vítimas de violência precisam se deslocar aos plantões de atendimento geral, o que além de constrangimentos fere princípios contidos nas Normas Técnicas das Delegacias da Mulher, que entre outros pontos, prevê que quando houver apenas uma Delegacia da Mulher no município, ela precisa funcionar 24 horas.


Deputado Geraldo Resende, em audiência com Reinaldo Azambuja: preocupação com a segurança pública

Anterior
Anterior

Geraldo Resende integra Frente Parlamentar de combate à dengue e Aedes aegypti

Próximo
Próximo

Comissão da Câmara aprova plano de evacuação em situações de risco para escolas