Geraldo Resende fala sobre CPI da Máfia das Próteses durante evento em São Paulo
21/08/2015 11h04
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) participa do Fórum de Dirigentes Unimed – Problemas e Soluções, realizado na quinta (20) e na sexta-feira (21), em São Paulo. O evento tem o objetivo de discutir as tendências do mercado de saúde suplementar no Brasil e buscar soluções para as questões do dia a dia das operadoras de saúde suplementar.
Na manhã desta sexta-feira (21), o deputado profere palestra abordando as particularidades do mercado nacional de produtos médicos e apresentando os resultados do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia das Próteses, da qual foi presidente.
“Como resultado da CPI, apresentamos um conjunto de projetos de leis que visam regulamentar o mercado, ou seja, que abrangem, desde a produção dos materiais médicos a sua utilização, passando por importação, aquisição, distribuição, utilização, tributação e avaliação”, explica Resende.
Ainda segundo o parlamentar, no Brasil, existem 3,6 mil empresas no ramo de produtos médicos, entre fabricantes, importadores e distribuidores. “O mercado nacional de produtos médicos movimentou R$ 19,7 bilhões em 2014”, afirma.
CPI da Máfia das Próteses
A CPI da Máfia das Próteses foi instalada no dia 26 de março deste ano, após denúncias reveladas pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.
O grupo, formado pelo presidente, deputado Geraldo Resende; pelo relator, deputado André Fufuca (PEN-MA); e pelos sub-relatores, deputados Odorico Monteiro (PT-CE) e Lelo Coimbra (PMDB-ES), investigou o esquema de propinas para a escolha das marcas de materiais médicos, a cobrança de sobrepreço e a indicação de cirurgias para implante de próteses sem necessidade.
A CPI ouviu especialistas, investigadores, médicos, representantes dos conselhos de medicina e secretários de saúde, investigados e advogados, dentre outros. Após 118 dias de trabalho, o grupo pediu o indiciamento de dez pessoas envolvidas com a Máfia das Próteses.
Fórum
O Fórum de Dirigentes Unimed – Problemas e Soluções é organizado pela Central Nacional Unimed e pela Unimed do Brasil. O evento é realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP).
Ação Responsável
O deputado federal Geraldo Resende também participou, no último dia 18, do o II Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil. Realizado em parceria com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), como parte do Programa Ação Responsável. O evento aconteceu no auditório Interlegis, no Senado Federal.
Na oportunidade, Geraldo Resende (PMDB/MS) citou os trabalhos realizados pela CPI da Máfia das Próteses na Câmara dos Deputados, o qual pediu o indiciamento de 10 pessoas, entre médicos, advogados e outros envolvidos. A Comissão também apresentou quatro projetos e orientações para o Ministério da Saúde, Conselho Federal e conselhos estaduais de Medicina.