HU fará mutirão para cirurgias de cataratas

21/08/2015 11h24

Tem início neste fim de semana (dias 22 e 23) uma programação especial para atender a demanda reprimida por cirurgias de catarata no município de Dourados. A ação foi definida a partir de decisão judicial, que estipula prazo de dois anos para que o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) atenda os pacientes que aguardam o procedimento.

A previsão é de que sejam atendidos aproximadamente cem pacientes por mês. No total, quatro médicos participam da ação, revezando-se em escala, inclusive com atendimentos durante os dias de semana, para cumprir a programação. Paralelamente, o HU-UFGD seguirá realizando as cirurgias de catarata previstas pela contratualização com o Município.

“Essa medida só foi possível pela cooperação do HU com a Secretaria Municipal de Saúde, e o apoio da iniciativa privada, no caso o Hospital dos Olhos Dourados. O objetivo maior é zerar uma longa fila de espera que se instalou pela dificuldade técnica na realização do procedimento”, comentou a superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda.

A cirurgia para correção da catarata – perda da transparência do cristalino, lente natural do olho – é um procedimento cirúrgico de grande demanda dentro do sistema público de saúde. Para a ação que se inicia neste sábado, cerca de 120 pacientes já passaram pela triagem clínica, pelos exames de biometria e estão sendo convocados para a cirurgia.

O HU-UFGD é, hoje, referência em cirurgias eletivas na macrorregião da Grande Dourados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um dos 31 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública ligada ao Ministério da Educação (MEC) em todo o País.



Anterior
Anterior

Geraldo Resende fala sobre CPI da Máfia das Próteses durante evento em São Paulo

Próximo
Próximo

Os dispositivos médicos foram tema de debate, nesta terça-feira 18/8, no Senado