Deputado apoia traçados alternativos de ferrovia em MS

Governo do Estado e bancada discutiram na semana passada no Ministério dos Transportes extensão da Ferrovia Norte-Sul e traçados alternativos

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) participou quarta-feira da semana passada (16) em Brasília, de reunião que discutiu traçados alternativos para as ferrovias Norte-Sul e Ferroeste. O parlamentar disse que apoia as propostas e classificou o encontro como “momento histórico” para os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo Geraldo, foram discutidos a agilização do projeto da Ferroeste e traçado alternativo da ferrovia Norte-Sul.

Da audiência, participaram os governadores André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul e Beto Richa, do Paraná; membros das bancadas federais dos dois Estados; os ministros dos Transportes Alfredo Nascimento e das Comunicações, Paulo Bernardo; diretores-gerais do DNIT (Departamento Nacional de Infraesttrutura de Transportes) Luís Antonio Pagot; da Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes0 José Francisco das Neves; e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, entre outros técnicos dos governos federal e estaduais.

Segundo Geraldo Resende, um dos projetos discutidos no encontro foi a chamada “Ferrovia do Pantanal” que seria a extensão, em Mato Grosso do Sul, da ferrovia vindo pelo município de Estrela do Oeste (SP) e que inicialmente está prevista para chegar até Panorama (SP) e dali se ligar a Mato Grosso do Sul.

“O que discutimos é a proposta de que esta ferrovia ingresse em Mato Grosso do Sul mais ao norte, e se ligue à Ferronorte, passando por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, chegando até chegando a Maracaju e passando por Dourados”, explica Geraldo Resende. Pelos projetos que estão sendo discutidos, um outro ramal seguiria com destino a Mundo Novo, chegando a Guaíra (PR) e indo até Cascavel. Um terceiro ramal deverá partir de Maracaju e chegar a Porto Murtinho.

De acordo com Geraldo Resende, para dar seguimento às discussões, foi constituído um grupo de trabalho composto por dois representantes de Mato Grosso do Sul e dois do Paraná; um da Valec; um do DNIT e outro do Ministério dos Transportes.

O deputado disse que o ministro Alfredo Nascimento assumiu o compromisso de dar encaminhamento aos estudos e acelerar os projetos para que a fase de viabilização dos recursos também possa ser antecipada. “Aprovamos a proposta de que a Ferrovia Norte-Sul tenha um novo traçado, diferente daquele que estava no PAC I, mas que seja alternativo e aproveitea estrutura estruturas já existente,da ponte rodoferroviária de Aparecida do Taboado, passando por Selvíria, Três Lagoas, Bataguassu, Nova Andradina, Dourados e Maracaju", explica o parlamentar.

“A implantação desses ramais ferroviários deverá ser a maior obra do governo Dilma e dos governadores do Paraná e Mato Grosso do Sul”, avalia Geraldo. “Trata-se de investimentos que vão revolucionar a economia de nosso Estado, trazendo um novo momento, por baratear os custos dos transportes e tornar nossos produtos mais competitivos no mercado internacional”, salienta o deputado.

Grupo de Trabalho

Ficou decidido que será formado um grupo de trabalho sob coordenação da estatal ferroviária Valec para dar andamento à proposta. O deputado Edson Giroto e o secretário estadual de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Menezes, serão os representantes de Mato Grosso do Sul no grupo.

Estiveram presentes na reunião os membros da bancada de ambos estados, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot e um representante da Valec. Um primeiro encontro da equipe já aconteceu nesta quarta-feira, logo após a reunião com o ministro.

Seminário

Seminário sobre as ferrovias que estava sendo organizado pelo deputado federal Geraldo Resende para o próximo mês de abril, deverá acontecer em outra data. O parlamentar resolveu pelo adiamento para esperar a conclusão dos estudos que serão feitos pela comissão criada com essa finalidade. O evento será realizado por toda a bancada federal, em parceria com o governo do Estado em Campo Grande e Dourados.


Mapa mostra ramais que vão redimensionar transporte ferroviário em Mato Grosso do Sul

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