Ministro da Agricultura autoriza venda de milho a balcão
Ministro da Agricultura autoriza venda de milho a balcão
MAPA vai realizar leilão de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para a venda de milho dos estoques públicos aos suinocultores e indústrias agrícolas.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wagner Rossi, está ciente da situação da suinocultura e confiante de que o setor terá um bom resultado. Nessa semana, Rossi solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que seja feito um levantamento rápido para identificar onde há necessidade de venda a balcão, e também anunciou que a vai realizar leilão de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para a venda de milho dos estoques públicos aos suinocultores e indústrias agrícolas.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) esteve na audiência com o ministro, juntamente com representantes dos suinocultores, Conab, prefeitos e parlamentares, que solicitaram subsídios à suinocultura brasileira, com atenção especial ao Rio Grande do Sul, que enfrenta grandes dificuldades no setor.
Para Heinze a o milho aos produtores gaúchos deve ser liberado o quanto antes. “O setor está pagando muito pelo milho e vendendo o suíno a preços muito baixos, por isso a necessidade de maior quantidade de milho no mercado interno”, destaca o deputado.
O ministro Wagner Rossi também acredita que as ações serão consistentes e a linha de estocagem de carne suína está bem encaminhada. Segundo ele, também, quanto ao embargo russo, até o final do mês deverá sair uma decisão favorável e acrescentou que a presidente Dilma Rousseff deverá atender a demandas adicionais do setor.