Geraldo defende comércio do Mercosul em moeda local
Deputado Geraldo Resende destaca importância da integração regional e do incremento nas relações comerciais e cooperação entre os países do Mercado Comum do Sul
Foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, por unanimidade na quarta-feira, 06, relatório favorável do deputado Geraldo Resende (PMDB) ao Projeto de Lei 7.330/2010. O PL autoriza o Banco Central do Brasil abrir crédito ao BC da Argentina no valor de US$ 120 milhões e de US$ 40 milhões para instituição uruguaia. Esses valores serão concedidos no âmbito do Sistema de Pagamentos em Moedas Locais.
O Projeto de Lei do Poder Executivo faz esta distinção de valores com critérios do fluxo comercial dos dois países vizinhos. A proposição foi examinada inicialmente pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul, pelo relator deputado professor Ruy Pauletti e também recebeu parecer favorável.
Para o deputado Geraldo Resende, titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional,a concessão “vai imprimir mais dinamismo nas trocas comerciais, intensificar as relações entre os Bancos Centrais, integrar o bloco econômico e aponta para a constituição de uma moeda única”, defendeu. Na prática, o PL vai possibilitar um maior fluxo das moedas correntes nas fronteiras em substituição ao dólar.
“O Projeto aprofunda a integração regional, inclusive diminuindo os custos e riscos das operações de importação e exportação”, concluiu o parlamentar. Agora o PL 7.330/2010 será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.