Geraldo destaca potencial econômico de Três Lagoas
Deputado lembra aniversário de Três Lagoas e posição do município no ranking dos principais pólos de desenvolvimento do Brasil
O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, lembrou nesta quarta-feira, em pronunciamento na Câmara Federa, o 96º aniversário de Três Lagoas, destacando a posição do município no ranking dos 25 maiores pólos de desenvolvimento do Brasil, recentemente divulgado pela Revista Exame.
“Três Lagoas é, hoje, a quarta cidade do Estado e, segundo a Revista Exame, o 25º município entre os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil. Em nível estadual, detém o segundo maior PIB industrial, estando atrás apenas da Capital Campo Grande”, disse Geraldo, lembrando que a cidade foi berço político do ex-senador Ramez Tebet.
O deputado citou a escolha da cidade como a região escolhida pelas multinacional International Paper e o grupo Votorantim Papel e Celulose para implantação de um dos maiores conglomerados de papel e celulose do mundo.
“Na condição de 25ª município mais dinâmico do Brasil, segundo o ranking divulgado pela Revista Exame, Três Lagoas assume também o papel de carro-chefe do programa de expansão industrial do Estado. O potencial é comprovado pelo crescimento do PIB e extraordinária evolução do Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)”, lembrou, citando dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul apontando que os investimentos em Três Lagoas foram responsáveis por um aumento de 0,20% do PIB do País e de 13% do PIB estadual, contribuindo ainda com a elevação da arrecadação anual do Estado em R$ 400 milhões.
Geraldo Resende mencionou, ainda, que Três Lagoas é o 56.º entre 2.147 municípios na lista de maiores exportadores, superando 11 capitais (Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Belém, Fortaleza, Porto Velho, Teresina, Goiânia, Recife e Florianópolis). Em 2005, a cidade sequer aparecia no ranking. “ O resultado foi que o índice de desemprego caiu de 23% no início da década para menos de 3%. Nos últimos dois anos, foram abertos 6 mil postos de trabalho”, destacou.
“Pela importância que Três Lagoas representa para a economia de Mato Grosso do Sul, manifestamos aqui nesta Casa nosso apoio à prefeita Márcia Moura (PMDB), que sucedeu Simone Tebet, filha do ex-senador Ramez Tebet e atual vice-governadora, nas ações que buscam consolidar o município como pólo industrial. Sabemos que há muitos desafios a serem vencidos, mas as conquistas alcançadas até agora demonstram a grande vocação a que o município está destinado”.