Geraldo apoia projeto “Encontro com a Música”
Geraldo apoia projeto “Encontro com a Música Clássica”
Deputado garante emenda de R$ 93 mil para ampliação das apresentações em Mato Grosso do Sul
O coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, deputado federal Geraldo Resende (PMDB/MS) participou na manhã de segunda-feira (12), de uma audiência na secretaria estadual de Cultura, junto com secretário de Cultura do Estado Américo Calheiros, o maestro Eduardo Martinelli e a assessora de imprensa Lilian Veron.
Geraldo Resende foi convidado pelos organizadores, para participar da sexta edição do Encontro com a Música Clássica, que será realizado entre os dias 6 a 10 de novembro no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, cuja entrada será franca. As atividades serão promovidas pela Fundação Estadual de Cultura, com apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura, por meio da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. A data da edição 2011 é de 4 a 9 de novembro.
O maestro Eduardo Martinelli, que é diretor artístico do evento, apresentou ao deputado Geraldo Resende detalhes do projeto e conseguiu a garantia de apoio do parlamentar. “O nosso espetáculo acontece há cinco anos é um grande evento cultural. Porém, precisamos de apoio para continuar, por isso ficamos muito gratos com a decisão do Geraldo em nos ajudar, pois esse é um trabalho social muito importante”, disse o maestro.
As apresentações têm duração de uma semana, contando com a participação das comunidades nos bairros onde é apresentado, além da presença estudantes de projetos sociais de outros municípios do Estado, bem como de apreciadores de música clássica, com adaptações regionais.
Durante o encontro, Geraldo Resende disse que em seu entendimento investir na cultura é uma ponte para a promoção da cidadania, e citou exemplo da Venezuela, onde o projeto de ensino de música clássica “El Sistema” já teve 250 mil alunos atendidos, sendo que 90% são crianças carentes, e ainda mantém 30 orquestras profissionais e 125 orquestras juvenis.
“Sabemos da importância de se investir na Cultura. Quando a comunidade tem acesso a esse tipo de informação, à cultura e à cidadania, as coisas realmente se transformam. Temos exemplos de jovens que trocaram a marginalidade pelas salas de música, que trocaram a arma por instrumentos e agora tocam em orquestras. Isso é maravilhoso”, disse Geraldo.
O deputado garantiu aos coordenadores do projeto “Encontro com a Música Clássica” que vai apresentar uma emenda individual no valor de R$ 293 mil no Orçamento Geral da União de 2012, com a garantia de que o município de Dourados também seja contemplado, em sua continuidade no ano que vem, com apresentações das orquestras.