Funasa pré-seleciona 13 cidades para expansão
Funasa pré-seleciona 13 cidades para expansão de água e esgoto
Boa notícia para os sul-matogrossenses. As obras de expansão da rede de água e esgoto deverão chegar a 13 municípios do Estado. O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) se reuniu hoje com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, que elogiou o desempenho do estado na área de saneamento básico.
Os 13 municípios que deverão ser beneficiados são: Camapuã, Iguatemi e Anastácio, com ampliação da rede de abastecimento de água; Itaporã, Jatei, Maracajú, Navirai, Paranaiba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Aral Moreira e Fátima do Sul, com ampliação da rede de esgoto. A seleção levou em conta critérios estabelecidos pela Funasa, como os indicadores de pobreza das cidades.
“Sabemos a importância do esgotamento sanitário. Em 2006, Mato Grosso do Sul era um dos últimos estados em saneamento básico, com menos de 20% das casas com este tipo de ligação. A expectativa é que, com o PAC2/FUNASA, 70% das casas sulmatogrossenses tenham esgotamento adequado”, disse Geraldo.
Para o presidente da Funasa, “o Mato Grosso do Sul é o estado com um dos melhores desempenhos no rol de projetos e execuções na área de saneamento”. Queiroz também elogiou a superintendência da Funasa no estado e a parceria com o governo estadual.
Os municípios receberão, a partir de agora, equipes técnicas da Superintendência da Funasa de Mato Grosso do Sul, para verificar in loco os projetos apresentados. As propostas selecionadas estarão habilitadas a receber recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2/Funasa).
A ideia é realizar o empenho dos recursos ainda este ano. Os valores serão definidos pelo grupo de trabalho criado para analisar o PAC2.
“Os recursos do PAC2/Saneamento também vão possibilitar que os cinco maiores municípios – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã - tenham 100% do sistema de água e esgoto implantados até 2014”, explicou Geraldo ao mencionar a relevância da apresentação dos projetos do estado.
O valor será empenhado na conta do executor da obra, podendo ser o Governo do Estado ou o Município. O município de São Gabriel do Oeste também foi pré-selecionado e é o único que, caso habilitado, terá execução da obra realizada pela administração municipal.
Articulação por mais recursos
Em julho, reunião na Assembleia Legislativa do Estado com prefeitos, secretários, técnicos da FUNASA/MS e SANESUL, teve como resultado a apresentação de propostas cuja demanda superou a cifra de R$ 700 milhões. A iniciativa foi da ASSOMASUL, do governo estadual e do coordenador da bancada do Mato Grosso do Sul, deputado Geraldo Resende, e contou com a participação dos demais membros.
A bancada sulmatogrossense está se mobilizando para tentar ampliar o número de municípios atendidos, visando a melhoria do sistema de esgotamento sanitário em todo o estado.
“A bancada terá que atuar unida para inserir outros municípios que ficaram de fora dessa lista de pré-seleção inicial”, afirma Geraldo.
Hoje, às 17 horas, a bancada sulmatogrossense se reúne para articular ação conjunta com o objetivo de ampliar os valores e os municípios atendidos. Como coordenador, Geraldo também se reúne com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tentar incluir mais municípios.