Mais segurança na Rodovia BR-163
Mais segurança na Rodovia BR-163
Geraldo Resende
Toda a população residente no entorno da Rodovia BR-163, de Dourados até Mundo Novo na divisa com o Paraná, além de motoristas que trafegam nesse percurso, vem reivindicando uma completa revitalização desta importante estrada. Pela sua extensão, pelo fluxo de veículos e pelo fato de constituir-se em ligação entre os Estados do Sul e do Norte do país, tem sido uma das mais importantes do Estado. Mas também uma das mais perigosas, onde inúmeras vidas tem sido ceifadas.
Com base nessa constatação, organizamos, há poucos dias, um movimento para lutar por melhorias que transformem a BR-163 uma rodovia mais segura. Uma significativa reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Mundo Novo, onde prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios se mobilizaram para pedir melhorias nesta estrada, a fim de que se ponha fim ao apelido que recebeu, de “Rodovia da Morte”.
O movimento teve como anfitrião o prefeito de Mundo Novo, Antonio Cavalcante, o “Toninho da Importadora” e contou, entre outras autoridades, com a presença do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-MS) Marcelo Miranda e do chefe de Serviço de Engenharia do DNIT-MS, Guilherme Alcântara de Carvalho.
No encontro, os participantes relataram a urgência da recuperação desta rodovia, registrando a ocorrência de centenas de acidentes por causa do grande fluxo de veículos de passeio e caminhões que fazem o trajeto Norte-Sul do país. A instalação de usinas de álcool na região também foi apontada como uma das causas do aumento do número de automóveis ao longo da estrada, o que traz ainda mais insegurança no trânsito, já que a mesma não tem acostamento e nem terceira faixa.
Como resultado prático dessa articulação, o superintendente do DNIT, Marcelo Miranda, assumiu o compromisso de elaborar um projeto de restauração do trecho da BR-163, entre a ponte Ayrton Senna, em Guairá-PR e o município de Dourados-MS, iniciando a obra pela ponte. O projeto deverá prever implantação de acostamento, 25 quilômetros de terceira faixa e alargamento das pontes. Pela proposta, onde a pista tiver sete metros, o acostamento terá 2,5 metros de cada lado; onde tiver 9, será de 1,5 metro em cada direção, totalizando 12 metros de pista em toda a sua extensão.
Saímos muito satisfeitos desta reunião, onde mais uma vez ficou constatado que a união de esforços traz resultados. Confiamos no trabalho do superintende do DNIT, Marcelo Miranda e que ele vai honrar a palavra dada. De nossa parte, ficou o compromisso de lutarmos, junto com a bancada no Congresso Nacional, na obtenção dos recursos necessários, já a partir do Orçamento Geral da União de 2010.
É importante salientar que, exatamente fruto desse trabalho, a BR-163 já está sendo revitalizada em diversos pontos. Lembremos, por exemplo, o alargamento da rodovia no trecho que liga o Distrito de Vila Vargas, em Dourados, com o município de Nova Alvorada do Sul, onde, por meio de investimentos de mais de R$ 46 milhões que viabilizamos no Ministério dos Transportes, ela foi totalmente recuperada, alargada e sinalizada devidamente.
Neste momento, a BR-163 está sendo duplicada no trecho em que corta o município de Dourados, mais precisamente entre o Distrito de Vila Vargas e a rotatória que demanda aos municípios de Caarapó e Ponta Porã. O investimento, neste caso, é de mais de R$ 22 milhões, que consegui, parte como resultado de emenda de minha autoria e parte por meio de articulação com os colegas de bancada, deputado federal Vander Loubet e senador Delcídio do Amaral.
Médico e deputado federal PMDB-MS