Duas escolas para Dourados
Duas escolas para Dourados
Geraldo Resende
O anúncio feito pelo prefeito Ari Artuzi, essa semana, de que vai doar a área para a construção de uma escola na região do Jardim Jockey Clube é mais uma vitória da população douradense. O estabelecimento será construído pelo governo do Estado, e vai consumir R$ 1,8 milhão que viabilizei junto ao governo do Estado e ao Ministério da Educação.
A decisão do prefeito foi uma demonstração de grandeza, um ato de resgate de um compromisso assumido ainda na campanha, de valorizar a educação e de melhorar a qualidade de ensino para os nossos estudantes. Agora, esperamos que ele demonstre a mesma determinação em propiciar o desenvolvimento da educação, viabilizando outra área para a construção de uma escola do Programa Brasil Profissionalizado, já destinada para Dourados a partir de um trabalho que fizemos em Brasília.
A conquista da escola para a região do “Grande Jockey Clube” é uma luta antiga que vínhamos travando em Brasília. Teve início em 2007, em uma audiência com o ministro da Educação Fernando Haddad, da qual também participaram a secretária de Estado de Educação, professora Nilene Badeca e o governador André Puccinelli.
Naquela reunião, apresentei um dossiê detalhando a situação de mais de duzentas escolas em todo o Estado. Aproveitei aquele momento para encaminhar projetos que pediam a recuperação de algumas dessas escolas e a construção de outras onde se registrava situação crítica de falta de vagas. Foi nessa oportunidade quando se falou pela primeira vez da necessidade de construção de uma escola de ensino médio no Parque das Nações II Plano e Grande Jockey Clube.
Na oportunidade, falei das inúmeras reivindicações que recebi por parte de pais, estudantes, e, principalmente, das lideranças comunitárias. Daí porque, enfatizo, essa é uma grande vitória da comunidade douradense, principalmente dos moradores do Parque das Nações II e do Grande Jockey Clube, além de outros bairros vizinhos. É uma vitória da mobilização popular e do bom senso da administração municipal que agiu em sintonia com a população.
Quanto à unidade do Programa Brasil Profissionalizado, é importante salientar que a inclusão do município de Dourados é uma das mais recentes batalhas que desenvolvemos em Brasília. E tudo indica que o resultado dessa luta vai representar mais um salto de qualidade para a educação dos nossos jovens douradenses.
Com essa finalidade estive no Ministério da Educação e participei de várias reuniões mostrando aos técnicos a importância dessa conquista para a população douradense. Agora falta muito pouco para esse sonho virar realidade. Tenho certeza, que o nosso esforço junto à Prefeitura, para onde já encaminhamos diversos ofícios explicando como funciona o Programa e como o município deve agir para assegurar os recursos que somam aproximadamente R$ 6 milhões, será compreendido.
Médico e deputado federal PMDB-MS