A Escola Presidente Vargas
A Escola Presidente Vargas
Geraldo Resende
Em reunião realizada em Brasília na quarta-feira, dia 7, com Daniel Balaban, diretor presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE obtive a informação de que o projeto de reconstrução da Escola Presidente Vargas, em Dourados, está em fase bastante adiantada de análise e que concluída essa etapa, haverá a definição do volume de investimento que será destinado à obra pelo governo federal. Durante a reunião, Daniel Balaban, assegurou me deputado que a análise será concluída no mais curto espaço de tempo e a definição dos investimentos do governo federal na reconstrução da escola deverá ser detalhada em breve.
Fiquei muito feliz com essa notícia, pois tenho convicção de que vamos conseguir os recursos necessários para garantir a recuperação da escola e a preservação da memória da educação em Dourados. Além, é claro, de ter uma escola que possa oferecer as melhores condições de ensino e uma educação de qualidade para os nossos jovens.
Lembro que o projeto original que eu defendo e que foi apresentado pela Secretaria Estadual de Educação, sugere um orçamento de R$ 4,2 milhões, dos quais já está garantido R$ 1,5 milhão, por meio de emendas que apresentei em conjunto com o colega deputado Waldemir Moka.
E a escola Presidente Vargas, faz por merecer essa reconstrução. Trata-se de um símbolo da educação em Dourados. Por onde passaram muitos dos homens públicos e personalidades que hoje atuam nas mais diversas áreas profissionais do país e ajudam a bem representar a imagem da nossa cidade.
Nossa luta de Geraldo, em Brasília, junto ao Ministério da Educação resultou em um acordo de trabalho com a ex-secretária Nilene Badeca que, em nome do governo do Estado assumiu o desafio de lutar pelo projeto.
É bom salientar que o projeto arquitetônico já foi licitado pelo Estado e a proposta vencedora foi elaborada pelo arquiteto Ângelo Arruda, presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas, que uma pesquisa muito aprofundada da história da escola e descobriu detalhes que estavam esquecidos da memória de muitos.
Médico e deputado federal PMDB-MS