Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue dia 29 de setembro

(Foto: Governo do Estado)

Deputado Geraldo Resende foi decisivo para tirar o projeto do papel, recuperar recursos federais, garantir emendas e acompanhar cada etapa da obra.

Na próxima segunda-feira, 29 de setembro, às 9h, será realizada a solenidade de entrega da primeira etapa do Hospital Regional de Dourados. Localizada às margens da BR-463, anexa ao futuro hospital, a unidade reúne o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas, oferecendo tecnologia de ponta e atendimentos 100% gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia contará com a presença do governador Eduardo Riedel, do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), do secretário estadual de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, além de lideranças locais, regionais e representantes da sociedade civil.

Com área de 3.090 m², o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas receberam R$ 17,5 milhões em investimentos, sendo R$ 6,9 milhões garantidos por emendas de Geraldo Resende, somados à contrapartida do Governo do Estado.

(Foto: Governo do Estado)

Estrutura moderna e regionalizada

O Centro de Diagnóstico foi equipado com aparelhos de última geração para exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, Raios-X digital, dopplervelocimetria, além de laboratório de análises clínicas, teste ergométrico, holter 24h, eletroencefalograma, eletrocardiograma e densitometria óssea.

Já o Centro de Especialidades Médicas ofertará consultas em ortopedia, cirurgia geral e digestiva, urologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica e outras áreas. “Estamos iniciando um novo capítulo na saúde do Cone Sul. Essa estrutura vai oferecer diagnósticos rápidos, consultas especializadas e procedimentos modernos. É cuidado, precisão e esperança para milhares de pessoas, de graça pelo SUS”, destacou o deputado Geraldo Resende.

A luta pela obra

O Hospital Regional de Dourados é um sonho que começou a se tornar realidade graças à atuação de Geraldo Resende. Desde 2014, ele liderou a defesa do projeto, recuperando recursos federais, reconquistando emendas e mantendo o convênio ativo.

Como secretário estadual de Saúde (2019-2022), acompanhou a construção dos blocos A e B, em meio ao enfrentamento da pandemia. Agora, de volta ao mandato de deputado federal, segue destinando recursos, fiscalizando obras e cobrando a continuidade das etapas.

“Lutei desde o início para que o Hospital Regional não fosse engavetado. Hoje entregamos o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas, que são a primeira parte de um hospital que será referência para toda a região da Grande Dourados”, reforçou.

Referência para mais de 1 milhão de pessoas

Com 210 leitos projetados em três fases, o Hospital Regional será referência em média e alta complexidade para aproximadamente 1 milhão de habitantes de 33 municípios. O Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas são pontos de partida desse processo, consolidando a regionalização da saúde no Mato Grosso do Sul.

“A saúde é o maior patrimônio do nosso povo. Este centro vai oferecer dignidade, atendimento moderno e gratuito para quem mais precisa, além de ter papel estratégico no fortalecimento do SUS. Com o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas, vamos ampliar a resolutividade da rede pública, reduzir filas de espera por exames e consultas especializadas e desafogar outros serviços de saúde da região, garantindo mais agilidade e eficiência no cuidado à população”, concluiu Geraldo Resende.

 

Anterior
Anterior

Geraldo Resende pede inspeção do CRM em unidades de saúde de Dourados

Próximo
Próximo

HU de Dourados deve ganhar Centro de Oncologia com articulação de Geraldo Resende