No aniversário de 93 anos, ícone do Hospital São Julião vai receber prêmio em defesa dos direitos da pessoa idosa

Prêmio Zilda Arns foi trazido de Brasília para ser entregue, em mãos, à irmã Silvia

Será realizada, logo mais, às 08:30, deste dia 19 de agosto de 2024, segunda-feira, a entrega do prêmio nacional Zilda Arns, instituído pela Câmara dos Deputados à irmã Silvia Vecellio. Uma data muito especial, em que a direção do Hospital organizou uma festa para comemorar o aniversário de 93 anos da irmã que dedicou a vida à causa dos mais necessitados.

         A história da irmã Silvia com o São Julião começou em 1964, quando o hospital ainda era chamado de sanatório São Julião, um lugar sem estrutura adequada, em ruínas, para onde eram levadas as pessoas com hanseníase que ainda sofriam muito preconceito e ali viviam confinadas até a morte.

        E foi nesse local que a irmã, que veio da Itália para Mato Grosso do Sul para ser professora, encontrou a verdadeira vocação: ajudar as pessoas doentes que viviam sem atendimento adequado e eram alijadas da sociedade.

        E assim já se passaram 60 anos de uma história de lutas e conquistas, liderada pela irmã Silvia que, desde o primeiro dia em que pisou no São Julião, dedicou tempo e esforço para unir pessoas e angariar fundos para transformar aquele local de dor e preconceito em um espaço de saúde digno e acolhedor.

O prêmio Zilda Arns - instituído pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de homenagear as pessoas e instituições que atuam para garantir, fazer cumprir e ampliar os direitos das pessoas idosas, esse prêmio anual é o reconhecimento da Casa Legislativa à nobreza do trabalho de pessoas que dedicam a vida e a carreira para proporcionar conforto, dignidade e qualidade de vida àqueles que também dedicam suas vidas ao nosso país, às suas comunidades e às suas famílias. 

        A solenidade de entrega do prêmio Zilda Arns, em defesa dos direitos da pessoa idosa foi realizada no dia 10 de julho, em Brasília e agraciou este ano, 03 instituições pelo país: a Associação Assunção de Goiânia, a Associação beneficente cristã Casa de Maria de Belo Horizonte, o Centro de atendimento da pessoa idosa de Volta Redonda-RJ; além da irmã Silvia Vecellio  e da Reitora da UERJ - senhora Gulnar Azevedo e Silva - representando a Universidade Aberta da Terceira Idade.

        Por estar impossibilitada de viajar, quem recebeu a homenagem em nome da irmã foi a Superintendente de gestão do hospital São Julião, Jéssica Souza Mendes. O prêmio para a irmã que é a Presidente de honra do São Julião foi uma indicação do Deputado Federal, Geraldo Resende (PSDB-MS).

        Zilda Arns é um nome, uma bandeira, e uma história. Médica pediatra, fundadora da pastoral da criança e também da pastoral da pessoa idosa, sua vida, até os últimos minutos, quando nos deixou no triste episódio que aconteceu no Haiti, quando do terremoto, Zilda foi exemplo de compaixão, dedicação, e amor ao construir políticas permanentes ao bem estar social. A irmã Silvia também representa esse cuidado para com o próximo e com a pessoa idosa e foi escolhida pelo trabalho realizado no São Julião.

Hospital do Idoso - “Irmã Silvia transformou essa entidade, cuidou dos hansenianos como ninguém, conviveu com eles em todos os momentos, inclusive, há pouco tempo, perdeu um dos mais antigos moradores, um escritor, Lino Vilachá que faleceu com 106 anos. E esse hospital está hoje, vocacionado para atender os idosos”, disse o Deputado Federal Geraldo Resende, durante a solenidade de entrega do prêmio em Brasília. Ele, que também estará presente, na homenagem à irmã Silvia neste dia 19 de agosto, terá o prazer de entregar em mãos à ela o Prêmio Nacional Zilda Arns. Na ocasião, vai enfatizar o compromisso em construir nas dependências do São Julião, um hospital voltado somente para o atendimento aos idosos de Campo Grande.

        A comemoração dos 93 anos da irmã Silvia Vecellio bem como a entrega do prêmio nacional Zilda Arns será realizada nesta segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024, a partir das 08:30, no Centro de Convenções dr Guinter Hans, no São Julião - rua Lino Vilachá, 1250 - bairro Nova Lima, na capital.

Anterior
Anterior

Geraldo apoia asfalto, mas cobra ações na saúde e educação para a Reserva Indígena 

Próximo
Próximo

Agosto Lilás: Geraldo Resende destaca projeto da Casa da Mulher Brasileira em Dourados