Agosto Lilás: Geraldo Resende destaca projeto da Casa da Mulher Brasileira em Dourados

Modelo da “Casa da Mulher Brasileira” que será construída em Dourados, nas proximidades do anel viário “Perimetral Norte”

O projeto de construção de uma unidade da “Casa da Mulher Brasileira” em Dourados está inserido na proposta de fazer enfrentamento à violência doméstica no Brasil. A afirmação é do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) que, a partir de articulações feitas desde o início do ano passado em parceria com a administração municipal e o governo do Estado, garantiu essa conquista junto ao Ministério das Mulheres.

“Desde a campanha eleitoral fiz compromisso com a população de que neste mandato iria priorizar a defesa das mulheres, crianças, idosos e juventude, principalmente daqueles setores mais vulneráveis da sociedade. E a violência contra a mulher é um dos grandes males que temos que combater, sendo essa uma das propostas da Casa da Mulher Brasileira em Dourados”, explica o deputado Geraldo Resende.

A luta

No ano passado, Geraldo Resende viabilizou uma parceria entre o Município de Dourados e o Ministério das Mulheres, conseguindo com a administração municipal a doação de uma área situada às margens da Rodovia Perimetral Norte, próxima à Reserva Indígena Douradense para a construção da Casa da Mulher Brasileira, modelo “Capital”.

Em fevereiro deste ano, com a suspensão do processo licitatório para a construção da unidade douradense, que seria feito pelo Ministério da Justiça, Geraldo Resende articulou um entendimento entre o Ministério das Mulheres e o Governo do Estado, com este assumindo a responsabilidade de executar a obra, mediante transferência de recursos federais.

No último dia 5 de abril, a ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, esteve em Dourados a convite do parlamentar, participando da inauguração da segunda etapa da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), e aproveitou para conhecer a área onde a “Casa”, ocasião em que reforçou o compromisso de implantar a estrutura.

No mês de junho passado o Ministério das Mulheres empenhou recursos da ordem de R$ 17.991.000,00 ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, destinados à construção e compra de equipamentos da Casa da Mulher Brasileira.

Desde então, o deputado Geraldo Resende vem acompanhando o andamento do projeto junto ao governo do Estado, cobrando agilidade para que o processo licitatório aconteça o mais breve possível.

Segundo o parlamentar, atualmente vêm sendo feitas tratativas entre a Secretaria de Estado de Cidadania, o Governo Federal e o Município, em relação a percentuais de contrapartidas, pequenas alterações de projetos da Caixa Econômica Federal e negociação com o Município de Dourados, visando à doação do terreno onde a unidade será construída.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha que transcorre neste mês e o transforma em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto.

O objetivo da campanha é sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

O Agosto Lilás também prioriza a realização de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Entre outras iniciativas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos está a implantação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em diversos pontos do país.

Anterior
Anterior

No aniversário de 93 anos, ícone do Hospital São Julião vai receber prêmio em defesa dos direitos da pessoa idosa

Próximo
Próximo

Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) conquista mais 25 ambulâncias do SAMU para 11 municípios de Mato Grosso do Sul