Ministério da Saúde emite ordem bancária para pagamento do novo acelerador linear para Hospital do Câncer de Campo Grande

Recurso do Governo Federal foi conquistado através do mandato do deputado Geraldo Resende após gestões políticas em Brasília

“O novo acelerador é uma vitória para os pacientes e para o SUS em Mato Grosso do Sul. É um avanço especialmente importante para quem ainda aguarda na fila por tratamento ou precisa se deslocar para outros estados em busca de atendimento”, afirmou Geraldo Resende.

O Ministério da Saúde emitiu, nesta quarta-feira (30), a ordem bancária de R$ 8.042.937,54 para a compra de um novo acelerador linear de radioterapia destinado ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande. A conquista é resultado da articulação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que tem atuado junto à pasta há mais de dois anos para garantir a modernização do atendimento oncológico na unidade.

Fabricado na Inglaterra, o novo acelerador utiliza tecnologia de ponta, já adotada em hospitais de referência internacional, como o Hospital Albert Einstein (SP), além de centros médicos nos Estados Unidos e na França. O equipamento garante mais precisão, agilidade e qualidade nos tratamentos, com impacto direto na vida dos pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O aparelho substituirá o acelerador atual, em uso há 30 anos e já considerado obsoleto. A troca permitirá ampliar a oferta de sessões de radioterapia, otimizando a capacidade de atendimento da unidade, que é referência no tratamento contra o câncer em Mato Grosso do Sul.

O Hospital do Câncer de Campo Grande realiza mais de 17 mil procedimentos mensais e responde por cerca de 72% dos atendimentos oncológicos em todo o Estado. A aquisição do novo equipamento é considerada estratégica para manter e expandir a qualidade do serviço prestado aos pacientes da rede pública.

“O novo acelerador é uma vitória para os pacientes e para o SUS em Mato Grosso do Sul. É um avanço especialmente importante para quem ainda aguarda na fila por tratamento ou precisa se deslocar para outros estados em busca de atendimento”, afirmou Geraldo Resende.

Crescimento de rede oncológica no Estado

Além da compra no novo acelerador linear para Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Geraldo Resende também conseguiu a destinação de outros dois aceleradores lineares para reforçar a radioterapia em Mato Grosso do Sul. O mais recente foi entregue em 13 de junho deste ano ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, com investimento de R$ 16,3 milhões.

O terceiro equipamento será destinado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, ampliando a cobertura do tratamento oncológico no interior do Estado. Atualmente, o Ministério da Saúde examina as documentações e o prazo para conclusão desta etapa inicial é para meados de agosto. As três conquistas fazem parte do esforço do deputado em fortalecer a rede pública de saúde de alta complexidade, garantindo que pacientes oncológicos de Mato Grosso do Sul tenham acesso a tratamento moderno, seguro e mais perto de casa.

Anterior
Anterior

Geraldo Resende garante novo ônibus escolar para Ribas do Rio Pardo com recursos de emenda parlamentar

Próximo
Próximo

Com apoio de Geraldo Resende, Chapadão do Sul terá Centro de Diagnóstico por Imagem