UFGD terá Centro de Convivência a partir de 2012
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) poderá contar a partir do ano que vem com a construção do Centro de Convivência para a comunidade acadêmica. É que o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destinou emenda individual no valor de R$ 600 mil no Orçamento Geral da União de 2012 para esta finalidade.
As obras do centro haviam sido iniciadas, mas estavam paralisadas há dois anos. De acordo com informações, a empresa vencedora do processo de licitação teria abandonado os trabalhos realizando apenas 15% da obra, num total de 1,403,72 metros quadrados. Por causa disso, segundo o deputado Geraldo, a fase seguinte deve ser iniciada o quanto antes.
De acordo com o vice-reitor da UFGD, Wedson Desidério, a unidade é muito esperada por todos os acadêmicos e graças a emenda do deputado Geraldo Resende,esta obra poderá sair do papel. Pelo menos 8 mil pessoas, entre estudantes, servidores e professores serão contemplados.
Segundo ele o objetivo do projeto é atender a todos que circulam nos espaços da instituição, com melhor oferta de serviços, conveniência e áreas de lazer, durante o período de funcionamento da Universidade. "É um elemento que vai possibilitar reuniões, praça da alimentação, posto bancário, livraria, farmácia, correios, lanchonete, melhorando o atendimento devido ao exíguo tempo que os acadêmicos e dispõem, não necessitando assim de se deslocarem para o centro de Dourados, que tem distância de 15 quilômetros", diz.
Para o deputado Geraldo Resende, o Centro vai suprir a demanda do processo de grande expansão da UFGD até o ano de 2020. A proposta da Universidade é de criar novos cursos, aumentar o número de servidores e alunos, tornando necessária a construção da unidade. "Fui uma das pessoas que lutou pela implantação da UFGD e continuo lutando para consolida-la como uma das melhores universidades do país, este é o meu compromisso".