Teté pede a Geraldo gestão por telefonia celular em Culturama

José Garcia pede torre para atender cerca de dois mil usuários no Distrito que fica a 30 km de Fátima do Sul

O vice-prefeito de Fátima do Sul José Garcia de Oliveira, o “Teté” (PR), foi recebido em audiência neste sábado (19) pelo deputado federal Geraldo Resende, ocasião em que solicitou interlocuções para garantir melhoria da telefonia móvel no Distrito de Culturama. O parlamentar elogiou a atuação de Teté e relatou o trabalho que vem desenvolvendo em favor da reivindicação não apenas de Culturama, mas de diversas outras localidades de Mato Grosso do Sul.

Segundo Teté, o Distrito de Culturama fica a 30 quilômetros da sede do Município de Fátima do Sul, com uma população de aproximadamente cinco mil pessoas, que são prejudicadas pela falta de um sinal de qualidade no serviço de telefonia móvel. O vie-prefeito afirma que há uma demanda de pelo menos duas mil linhas de telefones celulares naquele distrito.

O vice-prefeito lembrou que nos dois mandatos que exerceu como vereador em Fátima do Sul já vem lutando pela telefonia móvel no Distrito de Culturama, por meio de diversas interlocuções com as operadoras desse serviço. “Agora, creio que com a intermediação do deputado Geraldo Resende, finalmente esse sonho vai ser concretizado”, salientou.

Em Brasília

Geraldo Resende explicou ao vice-prefeito que no último dia 16 manteve audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ocasião em que cobrou a instalação de torres de celular em distritos. No encontro, o ministro, afirmou que vai pressionar as empresas telefônicas a disponibilizar torres para serviço de telefonia móvel em distritos de Mato Grosso do Sul e para o mais novo município do Estado, Paraíso das Águas. Levantamentos demonstram que mais de 25 mil pessoas não são atendidas por este serviço nessas localidades do Estado.

“Reiterei pleitos que encaminho ao Ministério das Comunicações desde 2008, quando as empresas divulgaram seus planos de expansão e previam a região da Nova Itamarati em 2009. Quero que o Ministério fiscalize este serviço”, defendeu Geraldo Resende. O parlamentar cobrou, em reunião com Paulo Bernardo, o acesso ao serviço de celular para os distritos de Itahum, Culturama e Cabeceira do Apa e Ipezal.

Itahum é distrito do município de Dourados onde residem cerca de 8 mil pessoas, em Culturama, Fátima do Sul vivem mais de 3 mil habitantes, mesmo número de Ipezal, distrito da cidade de Angélica. Outra região que também não dispõe de telefonia móvel celular é a cidade de Paraíso das águas, além do distrito de Cabeceira do Apa que abriga mais de 200 famílias e a torre de celular mais próxima fica no município de Antônio João, a 20 km de distância.

“Hoje, telefonia celular significa inclusão digital, otimiza as relações pessoais e favorece transações econômicas, democratizar este serviço é uma obrigação das concessionárias”, definiu Resende ao entregar as solicitações ao ministro. Na audiência com o ministro, Geraldo lembrou ter sido procurado também pelo vice-prefeito de Fátima do Sul, o Teté, pelo vereador de Angélica Luciano Silva e o secretário de Saúde, Adaildo Cabrail; pelo professor José Carlos e pelo vereador Puka da Itamarati; e a professora Maria José e o Moacir Cavalheiro do Nascimento, de Itahum; além de José Carlos Meda Júnior, de Cabeceira do Apa, para lutar e assegurar que essas regiões sejam contempladas.

“Estou em contato com as empresas de telefonia, vou pressionar para que Mato Grosso do Sul seja contemplado”, respondeu o ministro Paulo Bernardo, que já foi secretário de Planejamento do Estado e do governo Lula e hoje ocupa a Pasta das Comunicações no governo Dilma Rousseff.


“Teté” mantém audiência com Geraldo e pede celular para Culturama. (Foto: Kauhê Prieto)

Anterior
Anterior

Geraldo quer Murilo com liberdade para montar equipe

Próximo
Próximo

Délia pede a Geraldo apoio para Plano Viário de Dourados