Seminário cria fórum permanente para discutir mobilidade urbana em Dourados
20/06/2015 19h43
O “1º Seminário de Mobilidade Urbana: a Dourados que queremos” realizado sexta e sábado (19 e 20) na Câmara de Vereadores local resultou em muitos debates e ideias para a cidade. Mas a decisão que deverá trazer maiores conseqüências práticas foi a criação do Fórum Permanente Mobilidade Urbana, formado por dezenas de pessoas e entidades presentes ao final do encontro.
Contando com a presença de centenas de participantes de diversas categorias como universitários, professores, profissionais liberais, lideranças classistas, comunitárias e partidárias de Dourados e região, servidores públicos, além de moradores de diversos bairros, o 1.º Seminário de Mobilidade Urbana cumpriu seus objetivos, na avaliação dos participantes.
Além do deputado federal Geraldo Resende, um dos idealizadores do seminário e dos palestrantes, compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, na sexta-feira, o deputado estadual Renato Câmara; o secretário-adjunto da Casa Civil Flávio Brito, representando o governador Reinaldo Azambuja; o presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado; o vice-prefeito Odilon Azambuja; o comandante do segundo grupamento do corpo de bombeiros de Dourados, tenente coronel Edson Ferreira Pinto; o diretor de Engenharia e Infraestrutura do DETRAN-MS, João Neves; bem como os vereadores Elias Ishy e Nelson Sudário.
Propostas
Com o objetivo de prosseguir as discussões sobre o tema e propor soluções à sociedade, o Fórum Permanente deverá ser, também, o embrião de iniciativas que poderão trazer mudanças radicais no perfil urbanístico de Dourados. Para tanto, nos próximos dias, os fundadores vão se reunir para a elaboração do estatuto, eleição da diretoria e definição de calendário de reuniões, palestras, seminários e audiências públicas.
“A criação do Fórum é uma consequência natural das discussões que sugiram durante o Seminário. E não poderia ser diferente porque Dourados precisa urgentemente planejar seu futuro, adotar práticas que trouxeram resultados positivos em outras cidades, além de produzir ideias originais que propiciem vida melhor às gerações vindouras”, avalia o deputado federal Geraldo Resende, um dos idealizadores do evento.
Na avaliação do arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, um dos palestrantes, “Dourados retoma discussões que foram feitas lá atrás, mas que precisam ser atualizadas com a constante evolução da sociedade”. O arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, que foi o mediador do Seminário e da criação do Fórum Permanente elogiou a iniciativa do deputado Geraldo Resende, da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). “Discutir mobilidade urbana é urgente e indispensável e os organizadores demonstraram estar sintonizados com essa necessidade”.
Interesse
A presença maciça da população nos dois dias do Seminário, segundo o presidente da Câmara, vereador Idenor Machado demonstrou duas situações: primeiro, o interesse da população em ver a cidade cada vez melhor; segundo o acerto da iniciativa do legislativo municipal e demais organizadores e apoiadores. “Esta Casa está sempre em sintonia com os anseios populares e com as necessidades da população”, disse. Além do presidente, participaram do evento os vereadores Elias Ishy e Sérgio Nogueira. Os vereadores Marcelo Mourão, Alan Guedes e Virginia Magrini escalaram suas assessorias com essa finalidade.
Além do arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, que abordou a realidade local, fizeram exposições o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais, que falou sobre os programas e ações do Governo Federal para o setor; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, abordando o reflexo que as intervenções de Mobilidade Urbana trazem na qualidade de vida das pessoas, dando ênfase às experiências de Curitiba-PR; e o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, o qual explicitou a importância do planejamento para a tomada de decisões na área de urbanismo.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACED) Antonio Nogueira propôs que as autoridades locais elaborem projetos de reurbanização consistentes, a fim de pleitearem verbas federais. “O deputado Geraldo Resende é um ‘trator’ na captação de recursos para Dourados e, seguramente, se houver projetos consistentes, essas verbas seguramente virão para nossa cidade”, salientou em sua fala durante o evento.