Bombeiros de Dourados agradecem Geraldo por viatura
Solenidade, desfile de viaturas e maratona marcam comemorações do Dia do Bombeiro em Dourados
O 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados realizou nesta sexta-feira, 1º de julho, solenidade em homenagem ao Dia Nacional dos Bombeiros, oficialmente, comemorado no dia 2 de julho. O evento ocorreu na sede da corporação, na Avenida Presidente Vargas, e reuniu autoridades civis e militares e familiares dos bombeiros. Neste sábado, as comemorações prosseguem com a realização da 25ª Maratona do Fogo, com percurso de 42 km, entre Fátima do Sul e Dourados.
O 2º GB comemorou, também, a incorporação de novos bombeiros e duas viaturas, uma delas de Busca e Salvamento (ABS) que foi adquirida através de gestões do deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS). A segunda viatura, uma carreta Auto Tanque (AT) com capacidade para 22 mil litros, foi doada pela Receita Federal e reformada com apoio de empresas locais.
Foi muito festejada também a notícia de incorporação de 77 novos bombeiros em unidades do interior – sete em Dourados, além da abertura de concurso interno para 3º sargento, curso de condutores de viaturas. O Grupamento de Dourados foi criado a 33 anos e atualmente conta com 149 bombeiros, entre praças, graduados e oficiais, dos quais 101 lotados no 2º GB.
O apoio do deputado federal Geraldo Resende foi destacado nas falas do comandante-geral do Interior, coronel Roberto Marinho Chermont, e pelo comandante do Grupamento, coronel Jonys Cabreira Lopes.
Durante a solenidade, conduzida pelos coronéis Jonys Cabreira Lopes, e Roberto Marinho Chermont, integrantes da corporação foram homenageados com medalhas. Os primeiros bombeiros, que completaram 30 anos de serviços à corporação, também receberam homenagens, sendo destacada a atuação deles quando ainda as operações de resgate eram feitas por mergulhadores que usam apenas um short vermelho e chinelas havaianas. O general José Carlos Cardoso, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, prestigiou as comemorações, ao lado de outras autoridades, como o juiz Eduardo Rocha, o deputado estadual Laerte Tetila e o presidente da Câmara Municipal, Idenor Machado.
O comandante local mencionou as ações sociais desenvolvidas pelos bombeiros em programas de coleta de leite materno, integração do menor na família e comunidade e doação de sangue, atividades que são realizadas ao lado da missão maior que salvar vidas e proteger o patrimônio público e dos cidadãos. “É muito gratificante ver o carinho que a população tem por essa corporação tão valorosa”, comentou Resende.
A incorporação de novos bombeiros foi anunciada pelo governador André Puccinelli por meio do comandante-geral do interior. São bombeiros remanescentes do último concurso, que foi prorrogado pelo governo do Estado. O concurso interno vai selecionar 30 novos 3º sargentos por critério de antiguidade e 30 por merecimento. Em todo Estado, o Corpo de Bombeiros conta com o efetivo de 1.290 militares, sendo 1.130 homens e 160 mulheres. Do total, 147 são do quadro de oficiais. O números incluem os 104 soldados que se formaram neste mês de junho.