Geraldo participa de abertura de pós-graduação da Fiocruz

Participam do curso, em Campo Grande, 500 profissionais que já trabalham na Estratégia de Saúde da Família em 69 municípios do Estado.

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) participou neste sábado de manhã da abertura de curso da Fiocruz Pantanal, promovido junto com a UFMS (Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul). Geraldo foi um dos incentivadores da instalação de uma unidade da Fiocruz em Mato Grosso do Sul.

O Instituto é hoje um dos mais respeitados centros de excelência não só na produção de diversas vacinas e insumos para a saúde, mas também em pesquisa e ensino. O deputado, que já foi secretário de Saúde do Estado, participou da abertura ao lado do infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) e pós-doutorado em Medicina Tropical com ênfase no estudo das doenças causadas por vírus e professor da UFMS.

O curso tem apoio e financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - e a Universidade Aberta do SUS (UMA-SUS). Neste sábado começou a segunda turma da da primeira Pós-Graduação a nível de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, na modalidade à Distância em Mato Grosso do Sul. A abertura aconteceu amanhã no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande.

Participam do curso 500 profissionais que já trabalham na Estratégia de Saúde da Família em 69 municípios do Estado. No ano passado, mais 500 trabalhadores em saúde da família ingressaram neste programa de formação.

A turma é composta por 242 enfermeiros, 89 odontólogos, 35 médicos, 31 fisioterapeutas, 22 assistentes sociais, 20 psicólogos, 18 nutricionistas, seis farmacêuticos, cinco fonoaudiólogos, cinco educadores físicos, dois técnicos em gestão de saúde, um terapeuta ocupacional e um profissional da área de ciências sociais. Durante 18 meses, eles irão participar desta formação à distância, sem necessitar ausentar-se de seus municípios.

De acordo com Vera Lúcia Kodjaoglanian, da Fiocruz Cerrado Pantanal, “esta é uma estratégia muito potente de formação, já que possibilita que todos os participantes aprofundem seus conhecimentos, e troquem experiências com outros profissionais que estão em outros municípios”.

Todos os trabalhadores-estudantes serão acompanhados permanentemente por tutores formados para este fim, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem, visando qualificá-los a uma melhor resolutividade dos problemas de saúde de suas comunidades.


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