Geraldo cobra do ministério informações do programa farmácia popular

06/09/2012 12h12

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) apresentou um Requerimento de Informação (RIC) à mesa diretora da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5), em Brasília, o documento solicita explicações do ministro da Saúde Alexandre Padilha sobre o acompanhamento das aplicações de recursos para o Programa Farmácia Popular.

O RIC 2473 foi motivado por uma matéria exibida no programa Fantástico da Rede Globo, no último domingo (01). Uma das matérias jornalísticas da revista eletrônica, intitulada “Golpistas falsificam consultas para desviar dinheiro do SUS”, o repórter Eduardo Faustini denuncia um esquema de corrupção em que proprietários de farmácias forjavam a existência de receitas médicas e recebiam valores do Ministério da Saúde do Programa Farmácia Popular.

O programa paga para farmácias cadastradas a diferença da venda de remédios a preços acessíveis à população de baixa renda. Durante a reportagem a procuradora Daniela Poppi, responsável pelas investigações afirmou que “de cada R$ 10,00 repassados pelo Governo Federal para o município de Franca (SP) entre os anos de 2009 e 2010, R$ 9,00 eram fraudulentos”.

Para o parlamentar “é dever do Congresso Nacional fiscalizar os recursos federais. O que queremos saber é quais são os instrumentos de fiscalização e controle dos repasses deste programa tão importante para o País. Queremos discutir e propor formas sistemáticas de fiscalização para que desvios não ocorram”, finaliza.



Anterior
Anterior

Plano de Proteção à Pessoa Autista é aprovado no Plenário da Câmara

Próximo
Próximo

Vivo inicia testes para ativação de torres de telefonia em Itahum e Itamarati