Dourados receberá três novas ambulâncias do SAMU em abril, anuncia Geraldo
13/03/2014 11h48
Até o final de abril, o município de Dourados receberá três novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), tipo furgão, da marca Peugeot, turbo diesel 127, com porta lateral deslizante, que serão doadas ao Município pelo Ministério da Saúde.
A informação é do deputado federal Geraldo Resende, que desde novembro do ano passado, vem articulando essa conquista. Segundo o parlamentar, o prefeito Murilo Zauith determinou a realização de todos os procedimentos técnicos e encaminhamentos necessários para que o Município possa receber os novos veículos.
“Essas viaturas vão substituir os veículos que estão danificados e impossibilitados de atender adequadamente a população douradense, por causa do tempo de uso”, explica Geraldo, que em novembro do ano passado esteve no Ministério da Saúde relatando a situação do SAMU em Dourados, a pedido do secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira.
Naquela oportunidade, o parlamentar manteve reuniões com o Secretário de Atenção à Saúde Helvécio de Magalhães, com o coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde Paulo de Tarso Abrahão e com a técnica responsável pelo SAMU de Mato Grosso do Sul, Brenda Machado Reis.
“Nossa luta é para criar condições a fim de que esse serviço continue atendendo a população douradense com a mesma excelência de qualidade que sempre teve”, diz o parlamentar.
Luta
Geraldo Resende, que é médico e membro da Frente Parlamentar da Saúde, devota uma atenção especial para o SAMU, uma vez que a ativação do serviço em Dourados é resultado de uma luta que ele travou ainda em 2008.
A ativação em Dourados aconteceu só aconteceu depois de diversas gestões de Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura de Dourados. Na época, a administração municipal alegava dificuldades financeiras para ativar e manter a nova estrutura, porém num trabalho de convencimento, o deputado quebrou resistências e conseguiu a ativação em 31 de março de 2008.
Desde então, Geraldo Resende vem trabalhando pela melhoria do serviço não apenas em Dourados, mas em todo o Estado, por meio do Programa de Realização do SAMU em Mato Grosso do Sul. Num trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde uma das lutas é pela implantação da Central de Regulação de Dourados, englobando as cidades de Naviraí, Mundo Novo, Ponta Porã e Nova Andradina.
Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo: