Cidades recebem ambulâncias viabilizadas por Geraldo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fazem hoje, em Tatuí (SP), a entrega de 650 unidades do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) a prefeitos de diversos Estados do país. Para Mato Grosso do Sul, serão entregues 15 viaturas para 12 municípios.

Entre as cidades beneficiadas estão Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Coxim, Mundo Novo, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia e Terenos. Cada ambulância está orçada em R$ 109,9 mil.

A capital, Campo Grande, receberá quatro ambulâncias de suporte básico. Corumbá receberá uma de suporte básico e outra de suporte avançado. As outras cidades, cada uma receberá uma ambulância de suporte básico. O que diferencia um tipo de ambulância do outro é a característica dos equipamentos. A ambulância de suporte avançado tem mais recursos tecnológicos.

Os prefeitos dos 12 municípios de MS estarão presentes na solenidade com o presidente Lula. Já o governo do Estado será representado no evento pela Secretária de Saúde Beatriz Dobashi. Conforme o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que fez diversas gestões junto ao Ministério da Saúde para a viabilização das unidades do Samu para os 12 municípios de MS, a entrega das novas viaturas a diversos municípios do interior faz parte do plano do governo federal para a regionalização do Samu. “Graças a um grande esforço político conseguimos ampliar a lista de cidades sul-matogrossenses beneficiadas, garantindo a inclusão de mais três municípios (Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos), além da lista original”, informa o deputado Geraldo Resende.

O deputado fez questão de ressaltar a importância da ampliação do Samu em MS. “Tenho participado de reuniões com técnicos do setor de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, apresentando as demandas de municípios do nosso estado e sou testemunha do empenho do Governo Federal em aprimorar o serviço de regionalização do SAMU. Isso significa uma melhoria substancial nesse serviço que é tão importante para salvar vidas”, argumenta Geraldo.

O parlamentar adiantou ainda que tem articulado a inclusão de outros municípios de MS na segunda de entrega de ambulâncias do Samu, prevista para acontecer em abril. Entre os municípios que devem ser inseridos no programa de regionalização do Samu está Amambai, Jardim, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Costa Rica, Bataguassu, Bonito, Ivinhema. Todos esses municípios devem receber uma ambulância de suporte básico. Geraldo também está articulando, junto ao Ministério da Saúde, para que Dourados receba uma ambulância de suporte avançado do Samu, além da renovação da frota existente.


12 prefeitos de MS participam da solenidade com Lula. (Foto: Divulgação)

Anterior
Anterior

Geraldo leva asfalto para Aquidauana e mais 13 municípios

Próximo
Próximo

Comissão aprova identificação especial para veículo do idoso