Funasa licita projetos para 26 municípios de MS

Objetivo é ampliar os serviços de água e esgoto, visando à redução das doenças e mortalidade

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciou, essa semana, processos licitatórios para a escolha das empresas que vão elaborar projetos de saneamento (abastecimento de água e rede de esgoto) para 26 municípios de Mato Grosso do Sul. A informação é do coordenador da bancada federal, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS).

De acordo com o coordenador da Funasa no Estado, Flávio Brito, os projetos vão beneficiar localidades pequenas, principalmente distritos e áreas pouco urbanizadas, que ainda não dispõem de acesso a sistemas de saneamento. “Essas providências estão inseridas no processo de ampliar o fornecimento de água potável e esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, visando promover a saúde e reduzir os índices de doenças e mortalidade”, salienta.

Com sistemas de abastecimento de água serão licitados projetos que vão beneficiar os municípios de Aquidauana (no Assentamento Indaiá, glebas I, II, III e IV), Bandeirantes (Congonha), Corguinho (sede), Eldorado (Cerrito e Floresta Branca), Inocência (São Pedro), Cassilândia (sede), Costa Rica (sede) e Selvíria (Guadalupe do Alto Paraná).

A Funasa também está licitando a elaboração de projetos de sistema de esgotamento sanitário para as cidades de Caarapó (sede), Laguna Carapã (sede), Bataguassu (Distrito de Nova Porto XV), Nova Andradina (Distrito de Nova Casa Verde), Taquarussu (sede), Bandeirantes (Distrito de Congonhas), Corguinho (sede), Naviraí (sede), Vicentina (sede), Angélica (sede), Água Clara (sede), Cassilândia (sede), Camapuã (Pontinha do Cocho), Figueirão (Santa Teresa), Inocência (São Pedro), Bela Vista (Distrito de São Pedro), Guia Lopes da Laguna (sede) e Jardim (sede).

PAC II

Essa semana o deputado Geraldo Resende já havia anunciado a inclusão de 18 municípios de Mato Grosso do Sul na pré-seleção para receber investimentos na área de saneamento, dentro do Programa PAC II.

As propostas aprovadas vão beneficiar as cidades de Anastácio, com duas propostas, sendo uma de abastecimento de água e esgoto; Aral Moreira (esgoto), Camapuã (abastecimento de água) e Ivinhema (água).

Os demais municípios que serão contemplados com projetos de esgotamento sanitário são: Aparecida do Tabuado, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Jateí Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante e São Gabriel d’Oeste.


Anterior
Anterior

Emendas populares serão destinadas para a saúde

Próximo
Próximo

Geraldo apresenta projetos e cobra recursos no Turismo