SAMU: Geraldo pede nova ambulância para Dourados

Deputado articula mais estrutura para o Serviço em diversas cidades de Mato Grosso do Sul

O deputado federal Geraldo Resende deverá manter, essa semana, audiência na coordenação geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde com o objetivo de viabilizar mais uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para Dourados. A articulação atende pedido da prefeita Délia Razuk, feito durante a entrega da reforma do posto de saúde do BNH 4.º Plano, na segunda-feira.

De acordo com informações veiculadas na imprensa o Serviço vem enfrentando dificuldades para prestar atendimento adequado porque as ambulâncias existentes estariam com problemas mecânicos, sendo necessário a utilização de viaturas do Corpo de Bombeiros e até ambulâncias comuns da Secretaria de Saúde para que o serviço não seja totalmente paralisado.

Geraldo Resende, que vem trabalhando desde o início do ano junto ao governo do Estado e ao Ministério de Saúde no processo de regionalização do SAMU em Mato Grosso do Sul, disse que vai continuar fazendo todos os esforços para sanar não apenas os problemas em Dourados, mas também para levar o Serviço para outras cidades do Estado.

Em março passado o coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde Clésio de Mello garantiu ao deputado Geraldo Resende a renovação da frota do SAMU com a chegada de quatro novas ambulâncias de suporte básico para o município de Campo Grande. Na oportunidade Geraldo Resende aproveitou para solicitar o envio de uma ambulância de suporte avançado também para Dourados.

Pelo projeto de regionalização Campo Grande, Três Lagoas e Dourados podem se tornar pólos regionais do SAMU para atender as cidades do entorno. O sistema funciona assim: sempre que alguma ocorrência for identificada pela central telefônica 192, a ambulância mais próxima irá ao local, com mais agilidade e rapidez.

Outra novidade poderá ser a implantação de motolâncias – motos equipadas com materiais de primeiros socorros e com um motociclista capacitado para o atendimento – e até mesmo a aquisição e equipagem de aviões e helicópteros para o transporte de vítimas.

A regionalização prevê, na primeira etapa, a entrega de ambulâncias de suporte básico do SAMU para 14 municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá/Ladário, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Mundo Novo, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.A proposta deverá contemplar, na segunda etapa, o SAMU também nas cidades de Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.


Geraldo trabalha por melhor estrutura para SAMU de Dourados. (Foto: Divulgação)

Anterior
Anterior

Dourados terá mais duas ambulâncias do SAMU

Próximo
Próximo

Entregue posto de saúde do BNH 4.º Plano em Dourados