Novas ambulâncias do SAMU de Dourados vão chegar até o final do mês
17/04/2014 08h28
No próximo dia 28, devem chegar a Dourados as três novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) destinadas pelo Ministério da Saúde ao Município, em substituição aos veículos deteriorados pelo longo período de uso. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo deputado federal Geraldo Resende, após conversa com a técnica responsável pelo SAMU de Mato Grosso do Sul, Brenda Machado Reis.
A conquista dos novos veículos é fruto de articulações de Geraldo Resende no Ministério da Saúde, atendendo solicitações do prefeito Murilo Zauith e do secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira. Para tanto, em 2013, o parlamentar manteve diversas reuniões em Brasília com o Secretário de Atenção à Saúde Helvécio de Magalhães, com o coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde Paulo de Tarso Abrahão e com a técnica Brenda Machado Reis.
“Essas viaturas vão substituir os veículos que estão danificados e impossibilitados de atender adequadamente a população douradense, por causa do tempo de uso”, explica Geraldo, que em novembro do ano passado esteve no Ministério da Saúde relatando a situação do SAMU em Dourados. “Queremos dotar o Serviço de condições para continuar atendendo a população com a excelência de sempre”, diz.
Luta
Geraldo Resende, que é médico e membro da Frente Parlamentar da Saúde, devota uma atenção especial para o SAMU, uma vez que a criação do serviço em Dourados é resultado de uma luta que travou seis anos atrás.
A ativação somente aconteceu depois de diversas gestões de Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura de Dourados, uma vez que a administração municipal alegava dificuldades financeiras para ativar e manter a nova estrutura. Num trabalho de convencimento, o deputado quebrou resistências e conseguiu a ativação em 31 de março de 2008.
Desde então, Geraldo Resende vem trabalhando pela melhoria do serviço não apenas em Dourados, mas em todo o Estado, por meio do Programa de Realização do SAMU em Mato Grosso do Sul. Num trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, uma das lutas é pela implantação da Central de Regulação de Dourados, englobando as cidades de Naviraí, Mundo Novo, Ponta Porã e Nova Andradina.
Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo.