Rodovia BR-163 terá vias paralelas, anuncia deputado Geraldo Resende

16/04/2014 09h53

O deputado federal Geraldo Resende informou ontem que a Rodovia BR-163 receberá a implantação de ruas laterais no trecho que passa pelo perímetro urbano de Dourados. O parlamentar anunciou ainda outras melhorias, como oito interconexões, entre elas uma em frente da sede da Embrapa, outra no entroncamento da Avenida Marcelino Pires, uma terceira no Distrito de Vila São Pedro e também no Distrito de Vila Vargas, além de duas passarelas.

Segundo Geraldo Resende as intervenções são fruto de articulações que fez no Ministério dos Transportes, com o objetivo de incluí-las no Programa de Exploração de Rodovias, que resultou na concessão vencida pela empresa Companhia de Participação em Concessões (CPC, que pertence ao grupo CCR.

A confirmação do atendimento ao pleito de Geraldo Resende aconteceu em agosto do ano passado. Com o anúncio feito pela CCR MSVia de que esta semana têm início os trabalhos de recuperação da BR-163 em Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende comemora.

“Há mais de quatro anos vinha batalhando por esta obra. Participei de diversas reuniões com a Superintendência do DNIT no Estado e em Brasília, bem como de audiências com os ministros dos Transportes que se sucederam desde o Governo Lula. Além disso, aloquei recursos no Orçamento Geral da União e, agora, a inclusão do projeto no Programa de Exploração de Rodovias é uma grande vitória”, afirma.LutaEsta não é a primeira intervenção de Geraldo Resende que resultou em melhorias em seu trecho urbano na BR-163. De 2007 a 2010 a via recebeu investimentos de R$ 46,4 milhões para a revitalização no trecho do Distrito de Vila Vargas até Nova Alvorada do Sul. Também recebeu investimentos de mais de R$ 22 milhões para a duplicação que foi executada entre Vila Vargas e a sede da Embrapa Agropecuária Oeste. Os recursos foram viabilizados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também por meio de emendas parlamentares de Geraldo Resende.

A intervenção que acontecerá nos próximos anos também é justificada pelo parlamentar. “Houve também um expressivo crescimento demográfico que fez com que investíssemos em obras de urbanização, como asfaltamento e Unidades Básicas de Saúde. Porém, por ser uma parte urbana cortada por uma rodovia federal, a região ficou perigosa para os moradores e estudantes universitários. Muitas indústrias e empresas, principalmente ligadas ao agronegócio, se fixaram na região, que, ao longo do tempo, se transformou em um conjunto de grandes bairros”, explica.

As obras de melhoria serão realizadas em no máximo cinco anos. Serão construídos 7,6 quilômetros de vias marginais entre os quilômetros 252,4 a 253,4 (ambas as pistas); 262,2 e 263,7 (apenas na pista norte); 263 e 264,5 (na pista sul) e 272 e 273,5 (ambas as pistas). Também estão previstas as construções de oito interconexões como na frente da Embrapa, no entroncamento da Avenida Marcelino Pires, na Vila São Pedro e na Vila Vargas, e duas passarelas.

Ao todo, a rodovia sob a concessão da CCR compreende 847,2 quilômetros de extensão, corta o Estado de norte a sul e passa por 20 cidades dentro de Mato Grosso do Sul, começando por Pedro Gomes, indo até Mundo Novo. “A BR-163 é a coluna dorsal de nosso Estado, transporta nossa rica produção agrícola e qualquer intervenção que visa sua melhoria conta com nosso apoio. Certamente esta é uma grande conquista para Dourados e demonstra o resultado de uma luta difícil, determinada e vitoriosa”, conclui Geraldo Resende.

Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo.


Geraldo Resende e o ministro dos Transportes César Borges: luta pela duplicação.

Anterior
Anterior

Novas ambulâncias do SAMU de Dourados vão chegar até o final do mês

Próximo
Próximo

Geraldo e Foroni lançam obras de asfalto em Rio Brilhante