Geraldo comemora promessa de ativação da UPA 24 Horas em junho
14/05/2014 08h35
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), aposta numa melhoria substancial no atendimento da saúde pública em Dourados, quando a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas, construída no Jardim Terra Roxa, proximidades do Estádio Douradão, for ativada. Segundo o parlamentar, a medida é um compromisso do prefeito Murilo Zauith com a população douradense.
De acordo com Geraldo Resende, inicialmente a UPA, cujas obras estão prontas há um ano e meio, deveria ser inaugurada no começo do ano, mas questões burocráticas levaram a administração municipal a marcar nova data. “Agora o secretário Sebastião Nogueira anunciou que a ativação se dará em junho, após a criação da Fundação de Serviços de Saúde. É uma excelente notícia”.
“Por onde passo, as pessoas me cobram a ativação da UPA, e eu anuncio o compromisso e a boa vontade da administração municipal, além dos esforços para que todos os entraves sejam superados”, explica Geraldo. “Reconheço a angústia dos usuários e faço o que está o meu alcance para ajudar o Município a melhorar o atendimento”.
Na avaliação do parlamentar, que também é médico, a UPA cumprirá o papel de descongestionar as unidades hospitalares, e com isso, haverá mais vagas para os casos que necessitem de internação. Para tanto, foi construída em Dourados uma UPA de porte III, com capacidade de atender de 301 a 450 pacientes num período de 24 horas, com seis médicos por plantão, e de 13 a 20 leitos de observação. A UPA de Dourados vai atender pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando o diagnóstico inicial. Também irá fornecer retaguarda às urgências atendidas pelos postos de saúde, estabilizar pacientes atendidos pelo SAMU, e realizar consulta médica de pronto atendimento nos casos de menor gravidade, entre outros procedimentos.
Para garantir o projeto para Dourados, o deputado Geraldo Resende conseguiu, por meio de articulações no Ministério da Saúde, recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para a obra física e compra de equipamentos, em 2011, ainda na gestão da então prefeita-interina Délia Razuk. No início deste ano, atendendo solicitação do secretário Sebastião Nogueira, viabilizou mais R$ 999.820,00, depositados na conta da Prefeitura em fevereiro último, para a aquisição dos equipamentos restantes
SAMU
Geraldo Resende afirma ainda que há outras estruturas que devem ser disponibilizadas o quanto antes à população, para que as condições de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) seja aprimorada. Entre elas, cita as três novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que chegaram a Dourados no último dia 28 e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recentemente construídas ou ampliadas, como a do Jardim Guaicurus, ainda não inaugurada oficialmente e a da Vila Rosa, que foi completamente reformada.
A construção e ativação de 10 Academias da Saúde é outra providência que, na avaliação do deputado, terá impacto positivo na saúde da população douradense. “Trabalhamos em parceria com o prefeito Murilo Zauith e com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira e conquistamos ações importantes que devem ser ativadas nas próximas semanas”, conclui Geraldo Resende.
Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo: