Ativadas ambulâncias do SAMU garantidas por Geraldo

Em Dourados, Serviço Móvel de Urgência recebe, por dia, de 100 a 150 chamadas através do telefone 192

Já estão em operação as duas ambulâncias asseguradas pelo deputado Geraldo Resende (PMDB) junto ao Ministério da Saúde para atender o SAMU (Serviço Móvel de Urgência). Os veículos, solicitados pela prefeita interina Délia Razuk (PMDB) foram entregues no dia 20 de dezembro e aguardavam apenas a regularização da documentação e emplacamento junto ao DETRAN.

Com o reforço, o SAMU conta agora com cinco ambulâncias, sendo três para as ocorrências de rotina e duas para a reserva técnica, destinadas a atender as ocorrências de grande vulto ou com várias vítimas, em que apenas as ambulâncias de rotina não sejam suficientes.

O coordenador do SAMU, Samir Carvalho, explica que as duas novas ambulâncias substituem as duas antigas que atendiam os casos de rotina. “As duas ambulâncias antigas ficarão na reserva, enquanto as duas novas vão para o trecho, pois são mais resistentes para atender as ocorrências do dia a dia”.

Samir Carvalho lembra que as ambulâncias, sendo uma de suporte avançado com UTI, foram recebidas em dezembro de 2010, mas por causa do atraso no recebimento do documento de doação, os veículos só puderam ser emplacados agora. Geraldo Resende disse que, além da documentação de porte obrigatório, o seguro também é fundamental para evitar prejuízos ao erário público na eventualidade de algum sinistro envolvendo as ambulâncias.

Atendimento

Atualmente o SAMU recebe, por dia, de 100 a 150 chamadas através do 192. Destes, tirando os trotes e atendimento feito por telefone, as ambulâncias se deslocam de 25 a 30 vezes por dia para atender ocorrências.

Em 2010 o SAMU recebeu 50.254 chamadas através do 192, quase a metade foi trote - 24.857 casos. Em 2010 o tempo médio entre o momento da chamada até a chegada ao local do acidente caiu de 13m41 para 10m39. O tempo médio de atendimento também caiu de 17m29 para 12m65. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dourados).


As duas novas ambulâncias substituem as duas antigas que atendiam os casos de rotina. (Foto: Kauhê Prieto)

Anterior
Anterior

Geraldo destaca posse de Murilo e diz que o momento é de união

Próximo
Próximo

Prefeito de Caarapó vai em busca de recursos em Brasília