Pronunciamento - Nelson Trad: Seriedade e correção: orgulho de MS

Senhor Presidente,Senhoras e Senhores Deputados,

Ao realizar qualquer deferência ao deputado Nelson Trad, acredito que duas palavras devem nortear minha fala na oportunidade desta justa homenagem: seriedade e correção. Nelson Trad nos deixou no dia 07 de dezembro, do ano passado.Estudante politizado, Nelson Trad foi presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, no Rio de Janeiro, e participou de justas mobilizações por melhores serviços públicos, naquela cidade. Ainda acadêmico, foi o representante da União Internacional dos Estudantes em um congresso na Nigéria. Antes de regressar a seu Estado de origem, foi advogado do PCB.

Quando, em 2003, fui recebido aqui pelo professor Nelson Trad, em meu primeiro mandato, já conhecia a sua história de luta pela redemocratização, pela liberdade e pelo Estado Democrático de Direito, que hoje se constitui o Brasil. Nascido em Aquidauana, Trad devotou amor e trabalho à Campo Grande como advogado militante e vice-prefeito nos anos de 1963 e 1964. Com o golpe militar, perdeu seus direitos políticos e foi preso inúmeras vezes. Quando em liberdade, defendia presos político inclusive á si próprio.Já pelo Estado de Mato Grosso do Sul, se entregou de corpo e alma como deputado estadual por três mandatos e secretário Estadual de Justiça, entre os anos de 1980 e 1982.Mas foi também nesta Casa, que o deputado Nelson Trad fez história e honrou nosso Estado com brilhantismo e combatividade. Foram cinco mandatos de posicionamentos fortes em defesa da legalidade e da moralidade com a coisa pública, além de brindar, com generosos e carinhosos conselhos, aqueles que aqui chegavam pela primeira vez.

Trad defendia uma ampla reforma política, inovação que infelizmente não chegou a presenciar. Defendia que, e aqui abro aspas: “se as regras permanecem falhas e predispostas a favorecer os infratores, se o sistema ainda consente o manejo pelos poderosos e grupos dominantes dentro dos partidos, se a ordem jurídica consegue conviver com normas que tutelam o abuso, se muitos intentam converter o aparato judiciário em valhacouto para os infratores, a ação saneadora só pode partir de uma única fonte: o eleitorado”.
Uma das características que mais me inspiravam da personalidade de Nelson Trad, era a particularidade de seus posicionamentos. Nelson Trad tinha a liberdade e o respeito herdados de sua experiência para seguir um único preceito: a ética, doa a quem doer. De rosto e voz carismáticos, não fugia de um debate que afrontasse aquilo que julgava caminhar na contramão dos interesses públicos, seja quem fosse o debatedor.O deputado Nelson Trad defendia um legislativo independente, forte, robusto e democrático. Defendia que esta Casa não vacilasse frente aos outros poderes. Trad acreditava nesta Instituição e em seu papel reformador. Também era um defensor da vida e da força partidária, e criticava aqueles que faziam política por motivações unicamente pessoais.

Com o mesmo compromisso de quando era professor universitário, procurador autárquico e procurador-geral, Trad atuou na Câmara dos Deputados. Nelson Trad teve atuação destacada nas comissões de Constituição e Justiça e de Redação; Direitos Humanos; Defesa do Consumidor; Meio Ambiente e Minorias, dentre outras.Hoje, o que nos resta é a saudade de um homem de caráter majestoso, personalidade imponente e de coração nobre. Além deste legado, a população de Mato Grosso do Sul pode contar com as características citadas, agregadas de energia, vivacidade e força em três expressivas lideranças políticas consolidadas no Estado: Nelson Trad Filho, prefeito reeleito de Campo Grande; Marquinhos Trad, deputado estadual e o meu colega, à quem dispenso especial carinho o deputado federal Fábio Trad.Aos familiares e amigos presentes quero afirmar que: sinto-me orgulhoso e honrado pelo destino ter me oportunizado, caminhar por esses corredores na companhia de Nelson Trad.Muito obrigado pela atenção.

Deputado GERALDO RESENDE(PMDB/MS)



Anterior
Anterior

Asfalto leva dignidade aos moradores da “nova” Vila Cachoeirinha

Próximo
Próximo

Pronunciamento - Jornal O Progresso: Compromisso com a informação e com a cidadania