Asfalto leva dignidade aos moradores da “nova” Vila Cachoeirinha

A chegada do asfalto já mudou a vida na Vila Cachoeirinha, levando cidadania e dignidade aos moradores. Em dois meses, as 15 quadras asfaltadas já animam a comunidade a investir no bairro, tanto na área de construção civil (com a implantação de calçadas, ampliação das residências, edificação de muros, implantação de nova pintura, etc.), quanto no setor comercial, por meio da instalação de novos empreendimentos como salões de beleza, pequenas lojas, etc.

O vigilante Adão Ramos é um dos que estão animados com as transformações que o asfalto proporciona. Ele, que é morador mais antigo da Rua Manoel Daniel da Silva, já está construindo a calçada da casa em que mora e ainda conseguiu um “bico” como pedreiro. O vigilante já foi contratado para construir oito calçadas dos vizinhos. “A chegada do asfalto nos deu ânimo para investir. Antes, com os alagamentos e atoleiros, muita gente queria se mudar do bairro. Hoje eu quero ampliar a minha lojinha e reformar a casa”, destaca.

Adão Ramos reside há 23 anos na Vila Cachoeirinha e agradece o empenho do deputado Geraldo Resende na conquista pelo asfalto. “Eu tenho a absoluta certeza de que se não fosse o doutor Geraldo este asfalto não teria saído nunca”, destaca. “Durante todos esses anos, tivemos muitas promessas, principalmente em épocas de campanha. Mas quem honrou o compromisso, mesmo, foi o deputado Geraldo”.

A vendedora autônoma Fernanda Aparecida Santos Matos, que mora há 20 anos no bairro, é outra que está radiante com as melhorias proporcionadas pela pavimentação asfáltica. Ela conta que hoje a população tem orgulho de morar na Vila Cachoeirinha. “Acabou o estigma de bairro de periferia, conquistamos nossa auto-estima”, salienta.

Para Fernanda Matos, o verdadeiro valor do ser humano é resgatado com a valorização do bairro em que vive. “Antes o Cachoeirinha tinha uma aparência muito ruim. Sofríamos alagamentos, barro e muita sujeira. Por causa disso as pessoas de fora tinham até medo de entrar aqui, e os moradores tinham vergonha de dizer que moravam no Cachoeirinha”, explica.

Ainda de acordo com Fernanda, o asfalto traz uma paisagem diferente. “A pavimentação nos deu a certeza de uma vida melhor. Nossa casa foi valorizada e minha filha hoje pode andar de bicicleta na calçada ou em frente a nossa casa”, destaca, observando que a rua, depois de asfaltada, começa a receber pontos comerciais como salões de cabeleireiro e mercearias. “A minha vida mudou totalmente com a vinda do asfalto”, comemora.

Atualmente, a pavimentação asfáltica na Vila Cachoeirinha atinge as 15 primeiras quadras, o que representa 30% do bairro pavimentado. A cada quadra asfaltada, dezenas de moradores realizam um sonho, que foi possível por meio do trabalho do deputado federal Geraldo Resende (PMDB). O parlamentar é o autor da emenda de R$ 5 milhões que custeiam o asfalto em todas as ruas do bairro. O empenho (garantia de pagamento por parte do governo federal) destes recursos ocorreu em dezembro de 2009.

Geraldo Resende diz que cumpriu o compromisso feito com a comunidade. Segundo o deputado, a transformação do bairro em uma “nova” Vila Cachoeirinha sempre foi sua bandeira de luta. O parlamentar também garantiu recursos para a drenagem e articulou, junto com a bancada, o esgoto, com a inclusão do bairro no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Adão Ramos, um dos moradores mais antigos do Cachoeirinha: “se não fosse o Geraldo, este asfalto não teria saído nunca

Anterior
Anterior

Nova Alvorada do Sul reinicia construção de UBS na Vila Nova

Próximo
Próximo

Pronunciamento - Nelson Trad: Seriedade e correção: orgulho de MS