Geraldo destaca atividades na Praça da Juventude, no Parque das Nações I Plano
11/11/2015 14h35
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destacou, essa semana, sua satisfação com o início das atividades culturais na Praça da Juventude, construída no Parque das Nações I. No local, estão sendo ministradas aulas de violão, caminhadas, atendimento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. A praça oferece também atendimento de profissionais como assistentes sociais, pedagoga, psicóloga e professor.
“A ativação da Praça da Juventude mostra que valeu a pena nossa luta. Foram anos de articulações junto ao Governo Federal e ao Município, tanto na viabilização dos recursos quanto no andamento dos trabalhos”, explica o parlamentar, que iniciou a luta pela construção em 2011, a pedido do Conselho Municipal da Juventude.
As atividades que estão sendo ministradas na Praça da Juventude são as seguintes: todas as segundas, quartas e sextas-feiras estão sendo ministradas aulas de alongamento e caminhadas a partir das 7h. Às sexta-feiras estão acontecendo aulas de violão a partir das 8h30. Todos os dias, das 7h às 13h30 acontece atendimento do Bolsa Família e Cadastro Único.
O local conta também com assistentes sociais, pedagoga, psicóloga e um professor, havendo ainda uma ampla biblioteca e salas multiuso; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.
História
A garantia da conquista da Praça da Juventude para Dourados aconteceu após publicação, em 2 de dezembro de 2010, da Portaria N. 484, pelo Ministério do Planejamento, que contemplou o Município com uma unidade do Modelo II (com três mil metros quadrados de área construída).
Para chegar a esse estágio, porém, a Prefeitura teve que fazer o cadastro do projeto no prazo estipulado pela Portaria Interministerial N.º 401, que expirou em 29 de outubro de 2010. Essa providência foi adotada pela então prefeita-interina Délia Razuk, que após reunião com o deputado federal Geraldo Resende e com Conselho da Juventude de Dourados determinou ao então secretário de Obras, Antonio Nogueira, a providenciar e encaminhar toda a documentação necessária ao Ministério do Esporte.
Em 26 de março de 2012, a Prefeitura publicou no Diário Oficial, o início do processo licitatório e a abertura dos envelopes ocorreu no dia 27 de abril de 2012, sendo que as obras tiveram início em setembro daquele ano. A previsão inicial era de entrega à população em junho de 2013 conforme placa instalada no local, porém durante o período, houve diversas paralisações e até depredação do prédio, antes mesmo da inauguração.