Lar Santa Rita completa hoje 50 anos de fundação

12/11/2015 11h27

O Lar Santa Rita comemora hoje 50 anos de fundação. Para celebrar todo este tempo de trabalho prestado à comunidade douradense, a entidade realiza hoje a partir das 19huma solenidade festiva, com apresentações culturais, entrega de certificados e a inauguração de uma galeria para lembrar os ex-presidentes que passaram pela instituição. Ao longo deste meio século, vários trabalhos foram realizados para garantir proteção e cuidados a menores abandonados ou em situação de vulnerabilidade por problemas na família.

Atualmente, o Lar Santa Rita possui cinco casas para acolher os menores e está com 30 crianças acolhidas, mas tem capacidade de atender até 50, pois cada casa possui capacidade para 10 crianças com faixa etária de 0 a 7 anos. Desde 2003, a entidade possui também um centro de educação infantil, criado para atender crianças de 2 a 5 anos. Este centro tem hoje matriculadas 240 crianças, porém a capacidade é para 350 alunos.

A diretora do Lar Santa Rita, Monica Roberta Marin de Medeiros, explica os critérios para que a criança seja acolhida em uma das casas de abrigo. Segundo ela, o Conselho Tutelar é que encaminha o menor de acordo com a necessidade e situação de vulnerabilidade de cada um. “É o Conselho Tutelar e a Vara da Infância que decidem. Como são estes órgãos que atendem as crianças em situação de risco, são eles que decidem quais virãopara cá. Nós apenas somos comunicados para ver se há vaga ou não”, diz.

As crianças que vão para o abrigo ficam de seis meses a dois anos, até que algum familiar vá buscar. De acordo com a diretora, este é o tempo padrão para que a situação de cada um seja resolvida.

Já as vagas o centro de educação infantil é aberto para os pais que queiram matricular os filhos, mas é de responsabilidade da Secretaria de Educação fazer a distribuição das vagas, por conta do convênio que a entidade tem com a prefeitura. São 14 salas, com 240 alunos matriculados e capacidade para 350. Conforme a diretora, mais vagas serão ofertadas no próximo ano, caso a Secretaria de Educação aceite.

ESTRTUTURA

O Lar Santa Rita possui em sua sede uma biblioteca, uma piscina e uma quadra poliesportiva para recreação com as crianças, um campo de futebol, um consultório odontológico e outro médico, um salão social, 14 salas de aula, um parque para recreação, cinco casas e uma construção de 500 metros quadrados prevista para ser entregue em 2016.

O novo espaço funcionará como almoxarifado, garagem e loja do bazar da pechincha. De acordo com o presidente da entidade, Jaime Presoto de Oliveira, após a inauguração da obra, mais salas serão liberadas para aumentar a oferta de vagas no centro de educação infantil.

“Assim que ficar pronto vamos levar algumas coisas para serem guardadas lá e desta forma terá espaço para abrimos mais salas de aula, por exemplo”, diz o presidente.

HISTÓRIA

Criada em 12 de novembro de 1965, o primeiro nome da entidade foi “Abrigo de Menores Necessitados de Dourados”. Porém, a inauguração aconteceu oficialmente no dia 27 de agosto de 1966. Já passaram pela entidade 18 presidentes. A primeira presidente da entidade foi Geni Ferreira Milan.

Para manter os trabalhos, o Lar Santa Rita realiza duas promoções anuais (feijoada e a festa das crianças), o bazar da pechincha que em breve terá uma loja fixa na sede da entidade, recebe doações em dinheiro através das contas que tem e através do convênio com a Energisa e a locação da quadra para eventos.O Lar Santa Rita possui 45 funcionários e uma diretoria com 20 membros voluntários, que ajudam a conduzir os trabalhos realizados pela entidade. O espaço físico tem 10 mil metros quadrados, sendo 3.161 m² de área construída.

FONTE: DIÁRIO MS


Foto: Diario MS

Anterior
Anterior

Recursos da nova feira livre são emendas de Geraldo Resende e Waldemir Moka

Próximo
Próximo

Geraldo destaca atividades na Praça da Juventude, no Parque das Nações I Plano