Geraldo representa o Centro Oeste na Frente das Ferrovias
Frente Parlamentar das Ferrovias, integrada por 189 deputados federais e 11 senadores, foi instalada nesta quarta-feira na Câmara Federal
Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (16) o Estatuto da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional. Ao todo 189 deputados federais e 11 senadores participam do bloco suprapartidário em defesa das políticas de fomento do transporte ferroviário no país. O objetivo dos parlamentares é garantir os investimentos na matriz de transporte mais segura, eficiente e ambientalmente sustentável.
Para o representante do Centro Oeste na Frente Parlamentar, o deputado Geraldo Resende (PMDB), “as linhas férreas são uma das melhores alternativas para transportar nossas riquezas. É um debate que faço desde o mandato anterior e os Estados produtores como Goiás, Mato Grosso e o meu Mato Grosso do Sul, têm de ser contemplados”, afirmou o parlamentar, ao ser escolhido vice-presidente da Frente.
Segundo o manifesto da Frente Parlamentar das Ferrovias, os países de tamanho continental como o Brasil utilizam “largamente este modal, exemplo desta opção é a China com 37% de seu transporte executado por trens e locomotivas. Os Estados Unidos tem um alcance ainda maior, 44%, já a Rússia tem 60% de seus transportes ligados as Ferrovias. A meta estipulada para 2025, no Brasil é chegar a 35%.
“Acredito que tem de haver um incremento nos investimentos nas ferrovias do Centro Oeste. A expectativa é que os recursos previstos pelo Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) de R$ 225 bilhões tenha expansão da malha ferroviária e que assim consigamos chegar aos 40 mil quilômetros até 2020”, defendeu Geraldo. Atualmente o território nacional é cortado por 29 mil quilômetros de trilhos.
O vice-presidente da Frente destacou como primeira ação a discussão do traçado alternativo das ferrovias Ferroeste e a Ferrovia Norte-sul, em Mato Grosso do Sul, “Argumentamos que no Estado, a Ferrovia tem de passar pelos municípios de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, chegando a Dourados e Maracajú, carreando a nossa rica produção”, disse Geraldo.
O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai (PT-SC), defendeu a retomada dos investimentos na área, no governo anterior, mas afirmou que a grupo de parlamentares vai participar ativamente na construção de políticas no setor, “A Frente ocupará um papel de destaque nas políticas de transporte ferroviário”, afirmou.