Ministro promete apoio para minimizar perdas no campo
Além da quebra na safra os municípios enfrentam problemas com as estradas vicinais
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) participou, junto com os demais integrantes da bancada federal de Mato grosso do Sul, nesta quarta-feira, 16, de reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O ministro, segundo Geraldo, prometeu apoio para que os produtores minimizem as perdas. Uma das hipóteses é a renegociação das dívidas agrícolas.
Wagner Rossi prometeu que ainda nesta quarta-feira assinaria Instrução Normativa sobre as regras de transição para a Zona de Alta Vigilância Sanitária do Estado, além de analisar os pedidos de condições especiais para renegociação de dívidas dos produtores que tiveram prejuízos devido às chuvas que caíram praticamente durante todo o mês de fevereiro e início deste mês.
O ministro prometeu, ainda, viabilizar programas especiais de financiamento da atividade pecuária, assegurando recursos para recuperação de pastagens e manejo de matrizes.
Durante a reunião com os três senadores e os oito deputados federais que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi assumiu compromisso de apoiar a renegociação dos débitos dos produtores não apenas da atual safra, que tem perdas que variam de 20% a 50%, mas também de estabelecer condições de financiamento flexíveis para o próximo plantio.
Ministério da Integração Nacional
Na quarta-feira da próxima semana (dia 23), por iniciativa do deputado Geraldo Resende, prefeitos dos 13 municípios seriamente afetados pelas chuvas, vão se reunir com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, para reiterar a necessidade de liberação de verbas em caráter emergencial.
Segundo o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB), além da quebra na safra, que afeta diretamente os produtores rurais, os municípios enfrentam problemas com as estradas vicinais, que estão sem condições de tráfego, prejudicando o escoamento de produtos agrícolas e afetando ainda o transporte escolar.
Geraldo Resende disse que a bancada federal pode ajudar pressionando a liberação de recursos destinados à cobertura de prejuízos das chuvas que estão retidos em Brasília desde o ano passado. Parte dos recursos alocados em razão do estado de emergência em nove cidades, por causa das chuvas do ano passado, ainda não foi repassada.
Segundo o deputado, a bancada federal também pode fazer a interlocução no sentido de facilitar o acesso dos produtores a novas linhas de crédito e condições especiais para renegociação de dívidas em virtude da frustração da safra.