Geraldo fará seminário sobre Ferroeste e Ferrosul
“MS nos trilhos do desenvolvimento” será realizado numa parceria dos deputados Geraldo, Giroto e Reinaldo e o governo do Estado
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) vai promover em Dourados, no mês de abril, um seminário para discutir a implantação de ramais das ferrovias Ferroeste e Ferrosul. O evento, denominado “MS nos trilhos do desenvolvimento”, será realizado em parceria com o governo do Estado e os deputados federais Edson Giroto (PR) e Reinaldo Azambuja (PSDB).
O seminário será um desdobramento de reunião da bancada com os governadores André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Beto Richa (Paraná) e com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, marcada para esta quarta-feira (16) em Brasília, solicitada por Puccinelli para apresentar traçados alternativos aos originais O evento estava programado inicialmente para acontecer em junho de 2010, mas foi adiado para este ano a pedido de André Puccinelli.
Segundo Geraldo, o seminário vai envolver representantes do Ministério dos Transportes, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que serão impactados pela ferrovia. “Resolvemos deixar a discussão para este ano, após a definição de alguns traçados dos ramais”, explica o deputado. “Não há dúvida de que o assunto interessa a praticamente todas as cidades da região”.
Sobre a participação dos deputados Edson Giroto e Reinaldo Azambuja, o parlamentar douradense explica que o primeiro está bastante envolvido nas discussões por ter sido secretário de Obras na gestão anterior de André; e o segundo, porque terá seu município também beneficiado pelo ramal ferroviário.
Benefícios
De acordo com Geraldo Resende, a implantação de ramais ferroviários passando por Dourados e Maracaju trará grandes benefícios à economia da região e do Estado. “A construção de ferrovias é mais cara do que de rodovias. No entanto, o custo operacional sai bem mais em conta. Os fretes e tarifas são mais baratos. A relação entre carga ou pessoas transportadas, o consumo de combustível e os riscos de acidentes são muito menores do que nas rodovias”, explica o deputado.
O deputado explica que o governo federal, por meio do PAC-2 colocou como prioridade a construção da ferrovia de Panorama-SP a Dourados-MS e também prevê a ampliação da Ferroeste com o projeto de Cascavel até Maracaju, passando por Dourados.
Bioceânica
Geraldo Resende explica que outra vertente que deverá ser debatida a médio prazo será a Ferrovia Bioceânica. O projeto prevê uma extensão da ferrovia Panorama-Dourados, continuando até Resistência, na Argentina, onde existe uma estrada de ferro que liga a Antofogasta, no Chile. “Essa é uma proposta que, seguramente, será uma realidade no futuro, ou seja, a implantação de uma ferrovia que vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico”, conclui.