Parceria de Geraldo e Reinaldo garante quatro novas escolas para Dourados

03/04/2017 12h42

Parceria entre o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e o governador Reinaldo Azambuja está garantindo quatro novas escolas para Dourados. São elas: A Rita Angelina Barbosa Silveira, de tempo integral, a Escola Joaquim Vaz de Oliveira, no Distrito de Indápolis, a Escola do Programa Brasil Profissionalizado (ao lado do Parque Ambiental do Córrego Rego d'Água) e a do Conjunto Habitacional Dioclécio Artuzi. As duas primeiras foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (3) e as demais estão em fase de conclusão. "Como filho da educação pública sei o quanto é importante para o futuro do Brasil que os nossos estudantes tenham cada vez mais acesso à educação de qualidade. Estou muito feliz em ver mais esse sonho realizado. As escolas Rita Angelina e Joaquim Vaz já são uma realidade", disse o deputado durante a inauguração.

O Governador Reinaldo Azambuja e a prefeita Délia Razuk também destacaram o trabalho do parlamentar. "Quero agradecer o deputado Geraldo Resende pelo trabalho que vem realizando em prol da Educação, através de sua atuação na destinação de recursos para o nosso Estado", disse Reinaldo.

"Acabou a eleição e o Geraldo está em Brasília trabalhando por Dourados, enquanto nós atuamos daqui no Executivo, sempre pensando no melhor para a nossa cidade", destacou Délia durante inauguração da escola Rita Angelina.

Todas as unidades tiveram recursos federais, através de atuação de Geraldo Resende com contrapartida e execução do governo do Estado. Ao todo são mais de R$ 19 milhões em investimentos nessas quatro unidades.Além da escola do Dioclécio Artuzi, também está em andamento a obra da Escola do Programa Brasil Profissionalizado, que está em fase de conclusão numa área ao lado do Parque Ambiental do Córrego Rego d’Água. A expectativa é de que ambas sejam entregues já nos próximos meses.

Na escola do Brasil Profissionalizado, o projeto prevê a construção de uma escola com 12 salas de aulas, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, refeitório e área de convivência, quadra poliesportiva coberta, e dois grandes laboratórios. São mais de 500 vagas para estudantes que poderão concluir o ensino médio já com uma profissão.

Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.O Programa Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.

Escola Integral

Na escola de tempo integral as aulas começam às 7h30 e vão até às 17h. Nesse período os alunos recebem lanches e almoço. A diretora da escola Rita Angelina, Selma das Graças Lima, explica que serão mantidas as disciplinas do currículo regular e entrarão novas matérias a serem definidas após o início das aulas, juntamente com os estudantes. Não há sala fixa, o aluno é quem muda de sala de aula. Serão criadas salas temáticas para as disciplinas.

"O ensino integral é uma novidade em Dourados e por se tratar de uma escola nova, num bairro novo, a procura não foi grande", disse recentemente a secretária de Estado de educação, Maria Cecília Amêndola da Mota. Essa é a única escola estadual em Dourados com o modelo de ensino integral. No Estado, há outras 11, sendo oito em Campo Grande. Com a proposta de combater à evasão e repetência, a Secretaria Estadual está investindo gradativamente no ensino integral, possibilitando que a cada ano mais escolas possam aderir ao modelo.


Deputado Geraldo, governador Reinaldo e autoridades durante inauguração da Escola de Indápolis.

Anterior
Anterior

Fátima do Sul recebe recursos para asfalto no Bairro Jardim Brasilândia

Próximo
Próximo

Geraldo garante ônibus e patrulha mecanizada em Deodápolis