PAC 2 contempla 40 cidades de Mato Grosso do Sul com retroescavadeiras

PAC 2 contempla 40 cidades de MS com retroescavadeiras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou hoje (12) a lista de municípios que receberão maquinários para a manutenção de estradas vicinais e outras obras. Os recursos previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) serão destinados para a aquisição de retroescavadeiras e motoniveladoras. Em Mato Grosso do Sul foram 40 municípios contemplados e cada um receberá uma máquina com valor estimado pelo MDA em R$ 200 mil, sem custo para as administrações municipais.

Os critérios para a seleção foram estabelecidos no PAC 2 e contemplaram cidades com menos de 50 mil habitantes, que pertencem ao Programa Territórios da Cidadania e apresentam o Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola com grande importância no PIB municipal. Também foram priorizadas cidades que possuem maior extensão territorial, maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município e distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

As máquinas terão o objetivo de adequar e manter a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para o escoamento da produção agrícola e a circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes.

Para o deputado Geraldo Resende (PMDB) este investimento é estratégico para a economia do Estado. “Entramos em contato com todos os pequenos municípios, todos produtores de grãos e carne, levamos até o Ministério a lista de projetos e defendemos a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional na produção rural, e o resultado está vindo agora”, explicou.

Em todo o país foram cadastradas 4.235 propostas válidas e em condições de participar do processo seletivo. Como a demanda é muito grande, o número de municípios que vão receber as máquinas passou de 1000 para 1300. Nesta ação serão destinados R$ 270 milhões para atender 1287 projetos. Outras seleções serão realizadas em 2012 e 2014, mas de forma financiada e não mais por meio de doação.

Atualmente, o MDA está encaminhando o processo licitatório para a aquisição das máquinas que serão doadas às prefeituras selecionadas. Esta etapa deve ser concluída até o final deste ano.

A entrega efetiva dos equipamentos está prevista para até o final do primeiro semestre de 2011. Confira a lista de Municípios contemplados em Mato Grosso do Sul: Anastácio, Anaurilandia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Confira a lista de Municípios contemplados em Mato Grosso do Sul no link abaixo:

http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/pac2/Anexo_Portaria_SECEX%20MDA_Geral_Final.pdf


Recursos serão destinados para a aquisição de retroescavadeiras e motoniveladoras. (Foto: Arquivo)

Anterior
Anterior

Censura, não!

Próximo
Próximo

Deputado cumprimenta Anaurilândia pelo aniversário de 47 anos