Municípios de MS vão receber novas retroescavadeiras e motoniveladoras
06/02/2013 07h58
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (05), as portarias nº 10 e nº 11, que relacionam 33 municípios de Mato Grosso do Sul que receberão, nos próximos dias, retroescavadeiras e 36 cidades que vão receber motoniveladoras. As entregas fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A listagem contempla 2.058 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, selecionados a partir de critérios definidos pelo Comitê Gestor do PAC.
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) comemorou o anúncio e disse que a medida contempla o trabalho conjunto de toda a bancada federal, que fez os encaminhamentos dos cadastros dos municípios. “Fico feliz em ter ajudado a presidente Dilma, junto com os demais parlamentares do Estado, a incrementar esse programa, já que fazemos parte da base aliada do governo no Congresso. Esses equipamentos serão muito úteis, não apenas na conservação de estradas, visando o tráfego de produtos agrícolas, trânsito de veículos como ambulâncias, ônibus escolares e outros”, salienta o parlamentar.
De acordo com a Portaria n.º 10, serão beneficiados com retroescavadeiras os municípios sul-mato-grossenses de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sonora.
A Portaria n.º 11, por sua vez, beneficia os seguintes municípios: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira,Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica,, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi,Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo,São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
Outros municípios
No ano passado, o deputado Geraldo Resende participou da entrega de retroescavadeiras para 40 municípios de Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 6,5 milhões. Na oportunidade, o parlamentar relatou os procedimentos: “Entramos em contato com todos os pequenos municípios que se encaixavam no perfil do programa para que apresentassem as propostas. Conversamos com pequenos e grandes produtores de grãos e carne, levamos até o MDA a lista de projetos e defendemos a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional na produção rural. Estamos colhendo os frutos desta luta agora”, explicou.
Os municípios foram selecionados por se enquadrarem em três critérios básicos do programa: apresentam até 50 mil habitantes, pertencerem ao ‘Território da Cidadania’ e terem o PIB (Produto Interno Bruto) Rural maior que o PIB de serviços e industrial.
Universalização
Desde 2011, já foram entregues, em todo o país, 1.379 retroescavadeiras. Com a publicação das portarias nº 10 e nº 11, de 5 de fevereiro de 2013 também serão entregues mais 3.394 mil retroescavadeiras. Para os municípios que ainda não foram contemplados, será feita uma nova licitação para a compra de pelo menos mais duas mil novas motoniveladoras. Não é necessário que os municípios que se cadastraram entre os dias 15 de junho e 31 de outubro de 2012 se inscrevam novamente, como explica o coordenador do PAC 2 no MDA, Luiz Cláudio Campos.
“A inscrição é válida e eles já têm garantido o recebimento de uma motoniveladora, cada. O MDA disponibilizou no seu site a relação de todos os municípios, que poderão checar o status da sua inscrição”, explicou.Luiz afirma que cerca de 250 municípios ainda não se inscreveram para receber retroescavadeiras ou motoniveladoras. Para esses, a orientação é entrar no Sistema do PAC (SISPAC), até o dia 5 de abril e preencher os dados corretamente. Em caso de dúvidas, está disponível na página do MDA um manual passo a passo.