Municípios conquistam aterro sanitário articulado por Geraldo Resende em 2009
05/06/2019 13h22
Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Glória de Dourados inaugurou, nesta quarta-feira (05.06) o aterro sanitário de resíduos sólidos do Cideco (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia). A estrutura é resultado de uma articulação feita pelo deputado federal licenciado (atual secretário estadual de Saúde) Geraldo Resende, que começou em 2009.
A inauguração, presidida pelo prefeito Aristeu Nantes, aconteceu no próprio aterro sanitário, implantado na 3.ª Linha Nascente, km 5, em Glória de Dourados, com a presença de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Tribunal de Contas de MS, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e população em geral.
O Cideco é formado pelos municípios de Glória de Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul, Jateí, Novo Horizonte do Sul e Vicentina, presidido pelo prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Nantes.Os recursos para a implantação do aterro sanitário foram viabilizados por Geraldo Resende no Orçamento Geral da União (OGU)/2009, no valor de R$ 667 mil, articulados no Ministério da Saúde.
"Como médico, trabalho incansavelmente pela área de saúde. E entendo que a destinação adequada dos resíduos sólidos, como o lixo domiciliar, é uma maneira de promover saúde. Por isso, como parlamentar, busquei viabilizar estruturas que tenham esse viés, como é o caso, também, das obras de esgotamento sanitário e drenagem. Felizmente, uma luta que começamos há mais de 10 anos, agora se torna realidade em Glória de Dourados. Quem ganha com isso é a população dos municípios que compõem o Cideco", avalia Geraldo Resende, que não pode comparecer, mas esteve representado no evento.