Prosseguem obras de construção de sede para Associação dos Autistas de Dourados

06/06/2019 12h24

Até o próximo mês de setembro deverão estar concluídas as obras de construção da sede própria da Associação dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), que demanda um investimento de R$ 1 milhão, fruto de emenda milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado federal licenciado Geraldo Resende (atual secretário de Estado de Saúde) e de contrapartidas do governo do Estado.

Segundo o presidente da AAGC, Francisco Sobrinho de Brito, as obras estão dentro do cronograma previsto e na próxima semana deverão iniciar os trabalhos de cobertura. A partir daí, começa o processo de aquisição do mobiliário e equipamentos, com previsão de que a unidade seja ativada até o final deste ano.

Estrutura

Os espaços da futura sede da Associação dos Autistas da Grande Dourados possibilitarão a realização de atendimentos médicos e nas áreas de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social, além de atendimentos pedagógicos diversos.

Em construção numa área de 2.450 metros quadrados doada pela Prefeitura de Dourados no Jardim Terra Roxa, a edificação terá 1.102 metros quadrados e está sendo executada por etapas. De acordo com o projeto, a estrutura vai proporcionar a implantação de consultórios médicos, fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia, terapia ocupacional, psicólogos, assistentes sociais, além de atendimentos pedagógicos diversos.

A estrutura completa, incluindo as demais etapas, deverá conter salas para musicoterapia, terapia ocupacional, enfermaria, atendimento médico, orientação psicológica, triagem, entrevistas com assistente social, almoxarifado, cozinha industrial, cozinha experimental, lavanderia, artes, informática, dormitório/descanso, jardim sensorial, quadra coberta, campo de futebol, pomar, horta, parque com brinquedos, piscinas cobertas com banheiros e vestiários, entre outras.

Atualmente cerca de 120 famílias são atendidas pela AAGD com previsão de zerar a vila de espera e dobrar a capacidade de atendimento, com as atividades concentradas num só local para atender toda a clientela de Dourados e região. "O objetivo é viabilizar estrutura para propiciar aos autistas, trabalho interdisciplinar, melhorias no tratamento terapêutico educacional e a inclusão deles na sociedade", afirma o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

"Felizmente, estamos vendo mais esse sonho se tornar realidade". Afirma Francisco Sobrinho. "Fico contente em poder colaborar com essa luta, que na verdade está inserida na conquista de melhores condições de vida para as famílias. Como médico, sinto-me muito à vontade em lutar por essas causas", conclui o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende.


Em recente vistoria, o secretário Geraldo Resende e outras lideranças acompanharam o andamento das obras da futura sede da AAGD

Anterior
Anterior

Caarapó habilita empresas para licitar reforma/ampliação do Hospital São Mateus

Próximo
Próximo

Municípios conquistam aterro sanitário articulado por Geraldo Resende em 2009