MS lança Caravana da Saúde para extinguir filas

18/03/2015 13h26

O Governo do Estado de MS lançou nesta segunda-feira (16) o Programa “Caravana da Saúde, com o objetivo de diminuir a fila de espera por cirurgias e consultas médicas no interior do Estado. Ao todo 10 cidades serão contempladas, entre elas Dourados.

Para acabar com a espera 4 carretas percorrerão os municípios de Coxim (março), Aquidauana (julho), Campo Grande (Agosto), Jardim (Janeiro de 2016), Corumbá (novembro), Dourados (outubro), Naviraí (dezembro), Nova Andradina (Nova Andradina), Ponta Porã (abril) e Três Lagoas (setembro) e realizar 18 mil cirurgias.

O programa foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja na segunda-feira e tem o objetivo de, no prazo de um ano, atender 18 mil pessoas que esperam por cirurgias eletivas e diminuir a demanda acumulada de exames e consultas em todo Estado.

Segundo o coordenador do programa, as ações vão estar concentradas nas cidades sedes das microrregiões. Em Coxim serão atendidas a população da cidade e os moradores de Alcinópolis, Sonora, Pedro Gomes e Rio Verde.

Os pacientes podem agendar consultas e cirurgias nos postos de saúde e também pela internet, no site do programa.

Para a população de Coxim, o cadastro para consultas e outros procedimentos médicos e hospitalares deve ser feito até o próximo dia 28. De acordo com o coordenador do programa, o atendimento não ficará restrito ao dia da mobilização. As ações vão se prolongar por pelo menos 15 dias, até acabar com a fila de pacientes.

A população será atendida na estrutura móvel – ônibus e carretas – e também nos cinco consultórios que serão instalados na escola Pedro Mendes. “Saúde não é só cirurgias e consultas, envolve uma série de ações”, lembra o coordenador.

Serão aplicados recursos próprios do Estafo, verbas do SUS e a contrapartida dos municípios. A passagem da caravana pelos municípios será marcada também pelas ações de infraestrutura, com reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.

Serviços

O programa Caravana da Saúde vai mobiliza 170 profissionais da saúde e 14 veículos equipados para a realização dos seguintes serviços:

Exames:

IMC (Índice de Massa Corpórea), Glicemia, Papanicolau, HIV, Pressão arterial, Tipagem sanguínea, PSA, Hepatite B e C, Mamografia e Ultrassonografia.

Cirurgias:

Oftalmológicas, Ortopédicas, Ginecológicas, Gerais (vesículas e hérnia).

Consultas: Dermatologia, Odontologia, Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Saúde do homem, Saúde da mulher e Outras especialidades

Palestras

Saúde da mulher, Saúde do homem, Saúde bucal, Doenças sexualmente transmissíveis, Dengue, Saúde do trabalho, Tuberculose, Hanseníase e Chikungunya.



Anterior
Anterior

Ministério da Saúde intervirá pela construção do Hospital da Mulher e da Criança

Próximo
Próximo

Insatisfeito com obras da Guaicurus, Reinaldo dá ultimato em empresas