Missão Pedagógica no Parlamento está com inscrições abertas

01/04/2015 12h49

Programa conduzido pela Câmara dos Deputados proporciona a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas uma capacitação em educação para democracia

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Missão Pedagógica no Parlamento, programa da Câmara dos Deputados que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania. Este ano foi incluída a possibilidade de participação de orientadores e coordenadores pedagógicos, além dos professores.

A inscrição poderá ser feita até 26 de abril, por formulário eletrônico, e as vagas serão preenchidas por sorteio, também eletrônico. Os inscritos deverão realizar o curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento". Serão disponibilizadas oito vagas por estado, totalizando 216 vagas. Participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF.

Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado estado, estas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes.

Requisitos

Para participar, o professor precisa estar trabalhando como regente dos ensinos fundamental ou médio em escola pública. Também é necessário apresentar o termo de ciência e recomendação da escola, além de não ter participado de nenhuma edição anterior do programa Missão Pedagógica no Parlamento.

Missão Pedagógica

O programa está dividido em duas unidades: Encontro Presencial e Módulo de Aplicação.

O Encontro Presencial, de 31 de agosto a 4 de setembro, acontecerá em Brasília, nos plenários das comissões (Anexo II). A carga horária será de 40 horas. Serão abordados os seguintes temas:

  • noções sobre democracia, representação e confiança;

  • introdução e problematização sobre o processo legislativo;

  • introdução ao tema "participação do cidadão";

  • desenvolvimento e problematização sobre conceitos de educação para democracia e letramento político;

  • desenvolvimento e problematização sobre papel da escola para a formação democrática e cidadã; e

  • conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.

Já o Módulo de Aplicação, a distância, terá 50 horas para construção e aplicação de projetos pedagógicos de intervenção em educação para democracia, no período de 15 de setembro a 21 de novembro.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Os participantes que concluírem com êxito o programa receberão, ao fim da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação.

Diretrizes e metodologia

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é guiado pelas seguintes diretrizes didático-pedagógicas: participação ativa do educador; formação de multiplicadores; integração entre teoria e prática; e criação de rede de experts. Essas diretrizes orientam a construção do conteúdo programático e o planejamento das metodologias aplicadas.

Tendo como base esse conjunto de diretrizes, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem no programa: "O professor como agente de educação para democracia na escola" e "Conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia".

Quanto às metodologias para as duas trilhas, são priorizadas aquelas que privilegiam o diálogo e a vivência, como exposições dialogadas, simulações, debates, apresentação de experiências e jornadas de aprendizagem.

Mais informações no edital do programa.



Anterior
Anterior

Geraldo cobra reparos urgentes na duplicação da Avenida Guaicurus, em Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo quer união política por soluções na Segurança e Saúde