Governo Federal paga parcela para três ‘Academias da Saúde’ em Caarapó

Governo Federal paga parcela para três ‘Academias da Saúde’ em Caarapó

O Ministério da Saúde creditou na última quinta-feira, 8, a primeira parcela para a edificação de três ‘Academias da Saúde’ em Caarapó. O pagamento foi por meio da conta da Administração Municipal, que está habilitada a licitar e iniciar a obra.

As ‘Academias da Saúde serão implantadas nas Praças central, Mario Martins Ribeiro; da Vila Planalto e na Vila Nova/ Jardim Capilé. Os valores foram viabilizados pelo deputado Geraldo Resende (PMDB), ainda em 2011, “informamos as Prefeituras da abertura do programa e solicitamos os projetos. Entreguei as demandas de Caarapó nas mãos do ministro da Saúde Alexandre Padilha, que prontamente nos atendeu”, comemorou.

Para o prefeito Matheus Palmas de Farias, “mais uma vez o Geraldo priorizou Caarapó. Nós agradecemos o deputado por mais essa ação”. O valor da unidade é de R$80 mil, ao todo o investimento será de R$ 240 mil em lazer eSegundo o deputado, as academias vão ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modo de vida mais saudáveis, aumentar o nível de atividade física da população, estimular hábitos alimentares saudáveis, entre outros.

Conforme Geraldo Resende, além de receber orientações sobre atividades físicas, de segurança e de educação alimentar e nutricional, a população praticará ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, atividades artísticas como teatro, música, pintura e artesanato. Os exercícios serão orientados por profissionais capacitados.

Geraldo, que é médico, diz que a atividade física é de fundamental importância para a saúde e bem estar de qualquer ser humano. Preocupado com a qualidade de vida da população, ele alerta que País corre sérios riscos de sofrer um “surto” de pacientes com diabetes, infartos, derrames, entre outras doenças cardiovasculares, se práticas para dar ponto final ao sedentarismo não forem tomadas com urgência. Ao todo, em 2011, o deputado conseguiu que 28 municípios de Mato Grosso do Sul fossem contemplados com as academias.

Saúde

Para o deputado Geraldo Resende, que é médico e ex-secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, os municípios só têm a ganhar com a iniciativa. Ele explica que o projeto prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS), através da criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, de lazer e de modos de vida saudáveis.“Muitas cidades correm sérios riscos de sofrer um aumento no número de pacientes com diabetes mellitus, infartos, AVC(s) e diversas doenças cardiovasculares. Um perigo que se deve à falta de exercícios e de hábitos alimentares saudáveis” defende o parlamentar. “Atitudes relativamente simples podem salvar as vidas de milhares de pessoas”.



Anterior
Anterior

Deputado intervém por mais 8 programas na Vila Olímpica Indígena

Próximo
Próximo

Geraldo comemora voos que atenderão Dourados e Três Lagoas