Geraldo quer projeto para feira livre em Dourados
01/04/2010
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está propondo a trabalhar pela viabilização de recursos federais, por meio de emenda individual no Orçamento Geral da União/2010, caso seja elaborado, pelo Estado, um arrojado projeto para modernização da feira livre douradense. Na segunda-feira (29) ele se reuniu com feirantes que se mostraram preocupados com o destino do espaço hoje existente.
Para Geraldo Resende, o município de Dourados poderia ter uma feira livre moderna e estruturada, a exemplo do que ocorre em muitas outras cidades brasileiras, tendo como exemplo mais próximo a capital, Campo Grande. "Creio que podemos trabalhar pela implantação de uma feira central, que abrigue uma praça de alimentação, setor de frios, hortifrútis, vestuário, artesanatos, entre outros", explica.
O deputado lembra que atualmente há um questionamento, inclusive por parte do Ministério Público, acerca da continuidade da feira livre que funciona na Rua Cuiabá. Há um acordo entre feirantes, prefeituras e a promotoria para que até o final de maio seja apresentado um estudo sobre propostas alternativas para a transferência ou permanência da feira no mesmo local.
Outro problema que os feirantes vêm encontrando é a proibição do comércio de carne in natura, leite, lingüiça, queijo e frango abatido na feira livre da Rua Cuiabá em virtude da falta de estrutura para atender às normas de vigilância sanitária. "Com tantos questionamentos na atual feira, é possível que seja mais viável a mudança para outro local. Neste caso, sugiro o aproveitamento dessas áreas que hoje estão sem utilização", afirma o deputado.
Associação
"Coloco-me à disposição para viabilizar os recursos necessários, caso seja elaborado um projeto", salienta o deputado, que sugere a criação de uma associação para que lutar por melhorias para o setor. "Sinto que os feirantes estão apavorados e apreensivos com essa situação, de deixar o local, mas acredito que se houver um lugar mais bonito e atrativo, com certeza quem frequenta a feira na área central irá migrar para o local e com muito mais conforto", concluiu Geraldo Resende.