Geraldo e ministro Pepe Vargas entregam retroescavadeiras em MS

Geraldo e ministro Pepe Vargas entregam retroescavadeiras em MS

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) irá acompanhar o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas na próxima segunda-feira (11), às 10 horas, na visita ao município de Nova Alvorada do Sul para entrega de 19 retroescavadeiras obtidas por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Na próxima visita do ministro ao Estado, no dia 16 de junho, em Ivinhema serão entregues mais de 21 retroescavadeiras. Ao todo serão 40 máquinas distribuídas para os municípios com investimentos de R$ 6,5 milhões.

Geraldo se empenhou desde 2010, na gestão do ainda ministro do MDA, Guilherme Cassel para que estes equipamentos, que são fundamentais para recuperação de estradas vicinais para o escoamento da produção agrícola e da agricultura familiar fossem entregues rapidamente.

“Em 2010, entramos em contato com todos os pequenos municípios que se encaixavam no perfil do programa para que apresentassem as propostas, conversamos com pequenos e grandes produtores de grãos e carne, levamos até o MDA a lista de projetos e defendemos a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional na produção rural. Estamos colhendo os frutos desta luta agora”, explicou.

O deputado ressalta a importância deste tipo de investimento para as famílias da agricultura familiar.

“As retroescavadeiras irão ajudar os municípios na manutenção das estradas para que as famílias dos pequenos produtores possam escoar o que produzem. Hoje a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em Mato Grosso do Sul existem mais de 41 mil propriedades rurais de agricultores familiares, que representam 63% das propriedades rurais do Estado”, lembrou.

Nesta primeira etapa serão contemplados os seguintes municípios: Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia, Terenos, Bataguassu, Brasilândia, Taquarussu, Caarapó, Douradina, Itaporã, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

Já na segunda fase da entrega do maquinários serão contemplados os municípios: Anaurilandia, Angélica, Batayporã, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.Os municípios foram selecionados por se enquadrarem em três critérios básicos do programa: apresentam até 50 mil habitantes, pertencerem ao ‘Território da Cidadania’ e terem o PIB (Produto Interno Bruto) Rural maior que o PIB de serviços e industrial.

Serviço

Durante a visita do ministro, o MDA também levará para Nova Alvorada do Sul o mutirão da documentação da trabalhadora rural, em que elas poderão tirar documentos civis, trabalhistas e previdenciários, como carteira de trabalho, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e certidão de nascimento para que elas possam acessar as políticas públicas do Governo Federal.


Modelo de retroescavadeiras para os municípios de MS.

Anterior
Anterior

Geraldo anuncia recursos para reforma e ampliação do Hospital de Laguna

Próximo
Próximo

Convite - Curso Preparatório para Candidatos