Geraldo deverá permanecer na Comissão de Seguridade Social e na de Educação
03/05/2016 12h44
A Câmara dos Deputados elege hoje (03) os presidentes e vice-presidentes das 25 comissões permanentes. Ao todo, elas serão divididas proporcionalmente de acordo com o tamanho da bancada dos partidos. A expectativa é de que os trabalhos comecem já nesta quarta-feira. O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) deve continuar na titularidade da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e suplente na Comissão de Educação (CE), uma vez que ele já exerce um exímio e reconhecido trabalho parlamentar entre os colegas das comissões, sobretudo na valorização da saúde e ações que visam melhoria na qualidade dos ensinos fundamental, médio e superior.
Entre as propostas de autoria de Geraldo Resende e que foi aprovada na CSSF, destaque para o Projeto de Lei (PL) 5701/2013, que obriga que seja realizado o exame de oximetria de pulso. Conhecido também como "teste do coraçãozinho", o procedimento médico visa diagnosticar o grau de saturação de oxigênio deficiente no organismo do recém-nascido. "Os bebês com baixa saturação de oxigênio seriam submetidos à investigação para detectar cardiopatias e instituir seu tratamento com precocidade. Muitos destes problemas podem levar à morte, se não corrigidos, e quanto antes, melhor", explicou Geraldo Resende. A proposta aguarda deliberação dos deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovada, ela será apreciada pelo Plenário da Câmara.
será apreciada pelo Plenário da Câmara.Na Comissão de Educação, tramita o PL 5075/2009, também de autoria do deputado Geraldo Resende, que institui a Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). "O objetivo é beneficiar a região da Grande Dourados, estabelecendo a ampliação de oferta de capacitação técnica profissional à sua população, gerando conhecimento científico e tecnológico, com habilidade e competência necessários para atender a demanda do mercado de trabalho", afirmou.
Projetos de combate à corrupção
O parlamentar pretende se manter à frente da relatoria dos PLs 2451/2015 e 2452/2015, ambos de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou a Máfia das Órteses e Próteses no Brasil no período que parlamentar sul mato-grossense foi presidente. "As duas propostas visam o combate à corrupção, fraudes médicas, reutilização indevida de dispositivos, além da disciplina de concessão de tutela de urgência em demandas judiciais", concluiu Geraldo Resende.