Geraldo deverá permanecer na Comissão de Seguridade Social e na de Educação

03/05/2016 12h44

A Câmara dos Deputados elege hoje (03) os presidentes e vice-presidentes das 25 comissões permanentes. Ao todo, elas serão divididas proporcionalmente de acordo com o tamanho da bancada dos partidos. A expectativa é de que os trabalhos comecem já nesta quarta-feira. O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) deve continuar na titularidade da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e suplente na Comissão de Educação (CE), uma vez que ele já exerce um exímio e reconhecido trabalho parlamentar entre os colegas das comissões, sobretudo na valorização da saúde e ações que visam melhoria na qualidade dos ensinos fundamental, médio e superior.

Entre as propostas de autoria de Geraldo Resende e que foi aprovada na CSSF, destaque para o Projeto de Lei (PL) 5701/2013, que obriga que seja realizado o exame de oximetria de pulso. Conhecido também como "teste do coraçãozinho", o procedimento médico visa diagnosticar o grau de saturação de oxigênio deficiente no organismo do recém-nascido. "Os bebês com baixa saturação de oxigênio seriam submetidos à investigação para detectar cardiopatias e instituir seu tratamento com precocidade. Muitos destes problemas podem levar à morte, se não corrigidos, e quanto antes, melhor", explicou Geraldo Resende. A proposta aguarda deliberação dos deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovada, ela será apreciada pelo Plenário da Câmara.

será apreciada pelo Plenário da Câmara.Na Comissão de Educação, tramita o PL 5075/2009, também de autoria do deputado Geraldo Resende, que institui a Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). "O objetivo é beneficiar a região da Grande Dourados, estabelecendo a ampliação de oferta de capacitação técnica profissional à sua população, gerando conhecimento científico e tecnológico, com habilidade e competência necessários para atender a demanda do mercado de trabalho", afirmou.

Projetos de combate à corrupção

O parlamentar pretende se manter à frente da relatoria dos PLs 2451/2015 e 2452/2015, ambos de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou a Máfia das Órteses e Próteses no Brasil no período que parlamentar sul mato-grossense foi presidente. "As duas propostas visam o combate à corrupção, fraudes médicas, reutilização indevida de dispositivos, além da disciplina de concessão de tutela de urgência em demandas judiciais", concluiu Geraldo Resende.


Geraldo Resende durante os trabalhos da Comissão Parlamentar das Órteses e Próteses

Anterior
Anterior

Geraldo pede retomada de quimioterapia no Hospital do Câncer de Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo aciona Ministério da Saúde, MPF e MPE para resolver crise na oncologia