Geraldo conquista 63 ‘Academias da Saúde’ para Mato Grosso do Sul
O deputado Geraldo Resende (PMDB) apresentou ao Ministério da Saúde a relação dos municípios a serem contemplados com mais 22 ‘Academias da Saúde’, que serão construídas com recursos oriundos da emenda individual de sua autoria, de R$ 2 milhões, para o Orçamento Geral da União deste ano (OGU 2012).
Além das unidades definidas nesta quarta-feira (2), o parlamentar já havia conquistado outras 41, por meio de recursos de programação, totalizando 63 academias para municípios sul-mato-grossenses, o que possibilitará que quase 90 por cento das cidades de MS sejam contempladas com essa estrutura.
veja os municípios contemplados anteriormente
“Priorizei esta ação porque entendo a necessidade de se criar estruturas onde as pessoas possam praticar atividades físicas que propiciem uma vida mais saudável, combatendo, por exemplo, a obesidade, que é uma verdadeira epidemia em nosso País. As pesquisas mostram que 48,5% da população brasileira está obesa. Assim, atendi a uma demanda muito forte da comunidade sul-mato-grossense”, explica o parlamentar, que também é médico.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa de ‘Academias da Saúde’ tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
“Outra solicitação, principalmente da população da melhor idade, é a implantação de áreas de lazer, com equipamentos públicos que possibilitem atividades de alongamento”, afirmou Geraldo que é ex-secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul.
É cada vez maior o número de pessoas sedentárias, que correm sérios riscos de sofrer diabetes mellitus, infartos, AVC(s) e diversas doenças cardiovasculares. Um perigo que se deve à falta de exercícios e de hábitos alimentares saudáveis.
As academias da saúde são uma alternativa a esse tipo de vida”, defende o parlamentar. Os municípios selecionados terão que inserir, a partir da data de indicação, no sistema do Fundo Nacional de Saúde (FNS), dados técnicos como: a justificativa do projeto, localização da futura ‘Academia da Saúde’, quais comunidades e quantos habitantes poderão utilizar o equipamento público. O único documento a ser inserido no sistema, é o termo que comprove a posse do terreno, pela Administração Municipal.Confira a lista de municípios contemplados pela emenda de Geraldo Resende, bem como o número de ‘Academias da Saúde’ e o valor dos projetos por unidade: