Estado dispensa licitação para compra de equipamentos do aeroporto
O Aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, está recebendo modernos aparelhos para se adequar as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e receber novos vôos. Nesta segunda-feira (7), o Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, dispensa de licitação para a compra do instrumento de aproximação de vôo Papi (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) e do EPTA (Estação Permissionária de Telecomunicações e Tráfego Aéreo).
Os equipamentos, orçados em R$ 506,3 mil, serão instalados nas próximas semanas pela empresa Hobeco Sudamericana Ltda. A previsão é de que os aparelhos estejam em funcionamento em um prazo máximo de 30 dias.
Segundo o deputado federal Geraldo Resende, que há anos atua junto ao Governo do Estado e a União para garantir a modernização do aeroporto de Dourados, a dispensa de licitação vai acelerar as adequações necessárias para a completa modernização do espaço, fato que colocará Dourados na rota nacional de vôos. “Hoje já contamos com vôos diários, mas fazemos escalas e recebemos o apoio do aeroporto de Cascavel (PR), até o fim da instalação dos equipamentos. Depois das mudanças, queremos colocar vôos diretos para São Paulo, que é o grande sonho da nossa classe empresarial”, afirma o deputado.
Dourados conta hoje com dois vôos diários. Um deles, que vem de Campo Grande, sai pela manhã e depois de passar pela segunda maior cidade do Estado, vai para Cascavel, finalizando a viagem em Curitiba, fazendo a rota contrária à noite. O outro sai de Dourados, passa por Cascavel, Londrina e segue para São Paulo.De acordo com Geraldo, depois da instalação dos equipamentos o aeroporto estará pronto para fazer vôos de Dourados a São Paulo, passando apenas por Maringá. “Estamos em uma cidade estratégica em logística e desenvolvimento e precisamos ter acessos como esses”, coloca o secretário.
E, com a mudança das rotas, novos aviões devem ser adquiridos. Hoje o aeroporto conta com aeronaves ATR 72 500, que comportam cerca de 70 pessoas. “Com a ampliação vamos colocar um jato com capacidade para cerca de 100 pessoas em Dourados.”, afirmou o parlamentar.
Atuação
Há pelo menos dois anos Geraldo vem trabalhando, em parceria com o Estado e a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) para viabilizar a estruturação do aeroporto local. Em 2009, o parlamentar articulou junto ao Governo do Estado e a Anac para a construção de uma seção contra incêndio no local. No mesmo período, Geraldo também atuou para disponibilização de uma viatura do tipo AP 2, para o combate a incêndios em aeroportos.
Já no ano passado, em parceria com Aced, Geraldo realizou consultas junto às empresas Gol e Azul, articulando novos vôos para a cidade. O trabalho junto as empresas aéreas foi de fundamental importância para levantar as adequações necessárias para adequar o aeroporto local aos padrões operacionais exigidos pelo setor.